Compartilhar
Sobre o Seconci Brasil
Voltar

Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil

Data Início: 12/05/2015

Data Término: 12/05/2015

Horário: 9 as 17

Local: Hotel Unique - Brasília

Segurança e saúde na construção

Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil tem o objetivo de conscientizar as empresas sobre a necessidade de se investir em medidas preventivas

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará, no dia 12 de maio, no Unique Palace, em Brasília, o Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil – Um novo olhar sobre a nossa indústria. O evento é uma iniciativa da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da entidade.  

O evento reunirá autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público do Trabalho e representantes dos trabalhadores para debater as boas práticas, ações e projetos desenvolvidos pelo setor para promover o bem-estar do trabalhador e reduzir os índices de doenças e acidentes de trabalho.

O encontro está dividido em dois painéis: o primeiro, às 9h30, terá o tema “O que faz a construção do Brasil?” e será ministrado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins, com mediação do jornalista Alexandre Garcia.

O segundo, marcado para 14h, “O que queremos da construção do Brasil?”, terá a participação do engenheiro José Carlos Sampaio e do médico Gustavo Nicolai, que falarão sobre gestão de projetos e sistemas preventivos de segurança e saúde nas empresas. Também integra este painel o engenheiro Renato Correia, que irá compartilhar um case de sucesso realizado pela Vega Construtora, de Goiânia.

Segundo o presidente da CBIC, José Carlos Martins, os empresários da construção civil têm buscado investir em medidas preventivas. “Todos os projetos desenvolvidos pela CBIC partem do pressuposto de que a informação é o principal instrumento para evitar acidentes em canteiros e melhorar a saúde de nossos colaboradores”, explica Martins.  

Hoje, a indústria da construção é responsável pela geração de mais de 3 milhões de empregos no País. E houve uma evolução no cumprimento das normas de segurança em vigor, em especial a Norma Reguladora 18, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que define as condições ideais de trabalho em canteiros de obras, com o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).

 

Ações do setor

Neste contexto, vale destacar a importância do trabalho de assistência ao trabalhador e a seus familiares realizado pelos Seconcis, os serviços sociais mantidos pelos empresários da construção civil em todo o País.  Os Seconcis atuam nas áreas de assistência social, medicina ocupacional, odontologia, segurança do trabalho, qualificação profissional, educação e cultura. Os serviços são mantidos pelos próprios empresários do setor.

A primeira unidade foi criada em São Paulo, em 1964. Desde 1998, a sede paulista é qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e é responsável pela gestão pública de unidades de saúde. Em termos nacionais, são 27 Seconcis espalhados nos estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Paraná e no Distrito Federal. O número de empresas associadas ultrapassa 11 mil.

De acordo com dados do Seconci Brasil, em 2013 foram realizadas 614 mil consultas médicas, 475 consultas odontológicas e 1 milhão e 200 exames complementares. As receitas das diversas unidades, naquele ano, atingiram R$ 120 milhões.

Além do trabalho dos Seconcis, a CBIC também promove em todo o País, em parceria com o Sesi Nacional, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Durante um dia, é realizado atendimento nas áreas de saúde, lazer e cidadania, prezando pela qualidade de vida dos trabalhadores do setor da construção civil e de sua família. Neste ano, o evento está marcado para o dia 22 de agosto.

A CBIC também apoia projetos na área em parceria com o Sesi Nacional e o Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) em todo Brasil. O principal deles é o Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção (PNSST IC). 



Setor: Seconci Distrito Federal
E-mail: seconci@seconci-df.org.br
Telefone: (61) 3399-1888

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil