Compartilhar
Seconci TO
Voltar

Alcoolismo e tabagismo são debatidos em canteiro de obra de Palmas pelo Seconci-TO

10/05/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-TO

Na manhã desta segunda-feira, 8 de maio, o Serviço Social da Indústria da Construção do Estado do Tocantins (Seconci-TO) esteve no canteiro de obra do Residencial Village, da empresa Alpha, em Palmas, onde promoveu a palestra “Alcoolismo e Tabagismo”, vícios comuns e que podem afetar o cotidiano dos trabalhadores. Ao todo, quase 50 operários participaram da atividade.

O responsável por ministrar o conteúdo no local foi o técnico em segurança do trabalho do Sine, Evandro Souza da Silva, que possui mais de 20 anos de experiência em canteiros de obras e já conviveu com muitos problemas causados por ambos os vícios. “O vício do tabagismo e do álcool implica na saúde do trabalhador, e tudo que implica neste sentido gera reflexo no trabalho, seja em um acidente de trajeto, caso ele tenha bebido antes de ir para a obra, ou na execução do serviço, possibilitando acidentes graves. Além disto, tem a questão social, como a violência doméstica que o efeito da bebida pode gerar, e até a questão financeira, porque o cigarro e o álcool têm custo e ele pode afetar a renda familiar”, afirmou Evandro.

Um exemplo do quanto superar um vício é importante na vida do trabalhador, o carpinteiro Márcio Rener relatou a transformação pela qual passou após o alcoolismo. “Depois que eu larguei a bebida, a minha vida mudou 100% para melhor. Eu passei a dar mais atenção para a minha família, a minha condição financeira melhorou e eu alcancei objetivos, como comprar um carro e melhorar a minha casa. Sem beber, você não chega de ressaca, o seu trabalho melhora, você não corre tantos riscos de acidente por estar alterado ou cansado. Para mim foi muito importante me conscientizar; tem cinco anos que não bebo e nunca mais penso em beber na vida”, disse o operário que tem 15 anos de construção civil.

Nem todos conseguem superar estes males sozinho, como fez Márcio; por isto, de acordo com Jesiel Sousa Saldanha, pedreiro com os mesmos 15 anos de experiência em obras, palestras como a ofertada pelo Seconci-TO são fundamentais para resgatar vidas. “É muito importante discutir este assunto; às vezes, tem algum colega daqui que não consegue sair deste tipo de problema sozinho e uma palestra desta traz informações que vão ajudar muito. Uma vida pode ser salva a partir de uma boa conversa”, ressaltou o pedreiro.

Palestras do Seconci-TO

Para a técnica em segurança do trabalho responsável pelo canteiro de obras que recebeu a palestra, Andressa Batista, tratar do tema é importante e pode ajudar as empresas a evitarem problemas no ambiente de trabalho. “O tema é fundamental, porque uma pessoa alcoolizada, por exemplo, pode ocasionar um acidente de trabalho sério ou uma discussão com colegas e chefes, tirando a harmonia do ambiente. Por isto, acho interessante as empresas procurarem este tipo de palestra do Seconci para conscientizar os trabalhadores e evitar problemas envolvendo os vícios”, disse a Andressa, que já agendou, junto ao Seconci-TO, outras duas palestras para as próximas semanas, sendo os temas as serem abordados “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)” e “Higiene Ocupacional”.

Agendamentos

As empresas associadas ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Tocantins (Sinduscon-TO) que se encontram adimplentes podem solicitar o agendamento de diversas palestras do Seconci-TO nas áreas da segurança do trabalho e da saúde por meio do telefone 3215-7157.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil