Compartilhar
Seconci Norte PR
Voltar

Seconci Paraná Norte: uma história de trabalho, dedicação e amor

18/10/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci Paraná Norte

Sede do Seconci Paraná Norte

 

O Seconci Paraná Norte foi fundado oficialmente no dia 9 de novembro de 2005, após a extinção do SindiMed, que até então atendia os associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) na cidade de Londrina, norte do Paraná.

 

Na época, a preocupação dos empresários do setor da construção civil era proporcionar uma assistência maior ao trabalhador em termos de saúde e segurança do trabalho. O setor carecia de uma entidade que oferecesse esse tipo de suporte. Por outro lado, aumentava a fiscalização referente ao cumprimento das normas de segurança exigidas pela legislação.

 

Portanto, a necessidade de um atendimento diferenciado, amplo e de qualidade ao trabalhador da construção civil foi o que motivou a criação do Seconci Paraná Norte. A entidade nasceu para atender as duas demandas do setor: a medicina ocupacional e a medicina assistencial (com diversas especialidades médicas e também Odontologia).

 

O Seconci Paraná Norte é administrado por um presidente e dois diretores ligados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Norte do Paraná (Sinduscon Paraná Norte), fundado há 30 anos.  É preciso destacar a dedicação desses profissionais: são pessoas que deixam boa parte dos afazeres nas suas empresas para atuar na entidade.  Esse trabalho sempre foi fundamental para que a ideia de assessorar melhor as empresas do setor da construção civil – tanto na área médica como na área da segurança do trabalho – tivesse o êxito que se vê hoje. Todos os profissionais envolvidos têm o mesmo propósito: o bem estar dos colaboradores da construção civil, proporcionando a eles melhores condições de trabalho e produtividade.

 

O Seconci Paraná Norte se consolidou como referência junto aos órgãos públicos como Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Secretaria Municipal de Saúde. Outras entidades, como o Sindicato dos Trabalhadores e o SESI, têm o Seconci Paraná Norte como parceiro na luta pela dignidade no atendimento aos trabalhadores do setor.

 

Três sedes, uma só vocação: a excelência no atendimento


A primeira sede do Seconci era localizada em uma casa na Rua Jonatas Serrano, zona central de Londrina. A estrutura funcionava com um médico do trabalho, três dentistas, um técnico de segurança e três funcionários administrativos, realizando cerca de 5 mil atendimentos ao ano. Em 2009, aconteceu a primeira mudança de endereço: graças à parceria com o Sesi, o Seconci pôde ampliar a estrutura, chegando a ter 33 funcionários. Na nova sede, localizada na Rua Senador Nereu Ramos, zona oeste, os atendimentos aumentaram a cada ano.

 

 

Atendimentos odontológicos do Seconci Paraná Norte

 

Em 2009, foram 15.370 atendimentos; em 2010, 18.388; em 2011, 21.500 e em 2012, 66.385. No ano de 2013, houve uma readequação no atendimento da medicina ocupacional, diminuindo consideravelmente os exames complementares e também o custo para as empresas associadas; ainda assim, o número de atendimentos chegou a 53.366 entre consultas, exames e treinamentos. Em 2014, novo crescimento: mais de 60 mil trabalhadores atendidos.

 

Em 2017 veio a terceira mudança de sede, ampliando ainda mais a qualidade no atendimento do trabalhador. Além de o novo endereço ser próximo ao principal terminal de transporte urbano da cidade (na Rua Quintino Bocaiúva, centro), a estrutura acomoda agora toda a parte de exames médicos. Anteriormente alguns tinham que ser realizados fora do Seconci por falta de espaço. Com a mudança de endereço e a reforma do prédio, a logomarca do Seconci ganhou nova versão, mais moderna e apropriada aos novos tempos.

 

Hoje, o Seconci Paraná Norte conta com 11 médicos que atendem especialidades como cardiologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, urologia, psicologia e clínica geral. No setor de odontologia, cinco dentistas e dois auxiliares estão disponíveis para realizar todos os tipos de procedimentos. Tudo com horário marcado, sem atrasos, tratando o trabalhador com respeito e dignidade. São 230 associados, entre empresas e obras da construção civil.

 

 Na foto, uma das especialidades médicas oferecidas pelo Seconci aos trabalhadores

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil