Compartilhar
Seconci São Paulo
Voltar

Seconci-SP dá dicas para aproveitar as festas de Carnaval sem abusar do consumo de bebidas alcoólicas

06/02/2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci-SP

Especialista chama atenção para a importância de pessoas que são dependentes destas substâncias evitarem locais onde elas estão presentes


Nesta semana, começam em todo o País as festas de celebração do carnaval. Nesse período do ano, geralmente, as pessoas ampliam o consumo de álcool e/ou outras drogas ilícitas. E o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) aproveita a oportunidade para chamar a atenção para os riscos destas substâncias para o organismo.

A dra. Amara Alice Darros, médica psiquiatra do Seconci-SP, explica que em períodos festivos como o Carnaval é muito comum que as pessoas fiquem ansiosas e mais propensas a agir por impulso, o que pode gerar exageros ou atitudes impulsivas gerando arrependimento futuro. “Por isso, é importante que a pessoa faça uma reflexão e pondere se vale a pena se expor às situações que favorecem o acesso a determinadas substâncias e consequente consumo descontrolado ”.

“As drogas consideradas licitas, como a cerveja e bebidas destiladas (vodka, cachaça, rum etc) na maioria das vezes estão presentes em situações de confraternização ou festas. Por este motivo, existe um grande apelo pelo seu consumo. Diante disso, quando a pessoa sabe que não consegue evitar ou fazer o uso com moderação, o indicado é fugir da situação de exposição”, comenta a psiquiatra.

A coordenadora do Serviço Social do Seconci-SP, Angela Nogueira Braga da Silva, responsável pelos Grupos de apoio da entidade que ajuda pessoas que realizam tratamento de transtornos psicológicos e de dependência química, ressalta que muitas pessoas associam o vício a drogas com alto poder viciante, como a cocaína e o crack, por exemplo. Porém, de acordo com Angela, é importante também que os trabalhadores considerem o perigo da compulsão também com relação às drogas lícitas e de fácil acesso, como o álcool e o fumo.

Para se ter uma ideia do poder da bebida alcoólica, no corpo humano, a ingestão de três latas de cerveja ou 1,5 dose de uísque equivale a 0,6 a 0,9 grama de álcool por litro de sangue. E já é o suficiente para provocar estado de euforia, com redução de atenção e julgamento.

A dra. Amara salienta que as pessoas não precisam deixar de aproveitar momentos em família ou entre os amigos, mas antes de fazer o uso de qualquer substância é importante pensar se realmente ela precisa disso para aproveitar o momento.

O Seconci-SP lembra ainda que conta com Grupos de Apoio, totalmente gratuitos, liderados por diversos especialistas da entidade, que visam o auxílio a trabalhadores e seus familiares que estão tentando abandonar ou controlar o uso de drogas e álcool. Os interessados em obter mais informações dos Grupos, podem ligar nos telefones (11) 3664-5065 ou 3664-5814.

Dicas para aproveitar os dias de festa de Carnaval:

Evite a mistura de substâncias: o uso de bebidas alcoólicas associadas com drogas pode causar surtos psicóticos;

Consuma água durante toda a festa: a ingestão de álcool provoca a desidratação do organismo, por este motivo é importante beber bastante água;

Se for beber, não dirija: as leis estão mais rígidas para pessoas flagradas dirigindo embriagadas. Além disso, os locais onde serão realizadas as festas de Carnaval, geralmente, são de difícil acesso para carros. Por isso, prefira o transporte público.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil