Compartilhar
Seconci MG
Voltar

Seconci-MG auxilia sua empresa a realizar ações educativas de saúde e segurança

12/03/2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci-MG

O Seconci-MG sempre valorizou ações educativas como estratégia para preservar, proteger e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que usufruem de seus serviços.

 

Estas ações acontecem através de campanhas, palestras e projetos desenvolvidos pelos Departamentos de Serviço Social, Medicina Assistencial, Odontologia e Segurança do Trabalho. Elas visam a disseminar informações básicas, estimulando a adoção de hábitos saudáveis e de uma cultura prevencionista permanente.

 

Sempre que possível, essas palestras e campanhas são realizadas por profissionais do Seconci-MG. A entidade também intermedia contatos e providências junto a órgãos e instituições parceiros para que os temas escolhidos sejam ministrados nas obras de suas associadas.

 

Na área da saúde, vimos trabalhando temas como: hipertensão, diabetes, higiene pessoal e ocupacional, higiene bucal, alimentação saudável e qualidade de vida, programa 5S, drogas ilícitas, alcoolismo, tabagismo, prevenção de doenças através de vacinas, prevenção ao câncer de mama, prevenção ao câncer de próstata, dengue, zika e chikungunya.

 

Checando a saúde

 

Em abril de 2014, com o objetivo de estimular a prevenção e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) como a hipertensão, o diabetes, o colesterol alto e a obesidade, o Seconci-MG lançou o projeto Construindo Saúde. A iniciativa envolve atualmente uma assistente social e uma enfermeira, que se deslocam até as obras para realizar aferições de pressão arterial e testes de glicemia capilar. Os trabalhadores que apresentarem índices alterados podem agilizar o agendamento de consultas disponíveis no Seconci-MG durante a intervenção.

 

Na área de Segurança do Trabalho, além do tema propriamente dito, que abrange vários aspectos da segurança (Prevenção de acidentes, EPIs e EPCs, etc), são disponibilizadas palestras sobre “Gestão de Saúde e Segurança” “Gestão de Segurança do Trabalho em Altura” e “Gestão do Risco Ocupacional Ruído”.

 

Não é preciso esperar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) para promover estas palestras. Para solicitar os temas relacionados à educação em saúde, entre em contato com o Departamento de Serviço Social, através dos telefones (31) 3449-8005/8006. Os temas referentes à segurança do trabalho poderão ser solicitados no departamento correspondente, através do telefone (31) 3449-8032, ou do e-mail seguranca@seconci-mg.org.br.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil