Compartilhar
Seconci GO
Voltar

| Seconci-GO | Trailer odontológico leva atendimento básico para trabalhadores em obras de Goiânia

28/03/2018

Fonte: Jornal Diário do Estado/GO

De acordo com dados da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), cerca de 27 milhões de brasileiros nunca foram a um dentista, por falta de informação ou por falta de acesso ao serviço. Isso se torna preocupante já que há relações entre a saúde bucal e doenças cardíacas, pulmonares, diabetes e hipertensão. Além da questão da autoestima que influencia nas relações sociais, de amizade, de namoro e até no trabalho. Uma das recomendações da ABO é de que a ida ao dentista seja a cada seis meses, o que é difícil para a maioria das pessoas, seja pela falta de tempo ou acesso ao serviço.

A partir desses dados, o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-Goiás), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), traz a Goiânia uma unidade móvel de assistência odontológica as obras de empresas associadas para atendimento aos trabalhadores. O programa itinerante vem atuando desde de 2016 e já atendeu cerca de três mil trabalhadores.

A unidade móvel está neste mês de março na obra do Residencial Persona Bueno, no Setor Bueno, e tem como objetivo atender mais de 80 colaboradores da Brasal Incorporações e o Trailer fica na obra das 7 às 11 horas até sexta-feira (30) . O atendimento é gratuito aos operários nos canteiros de obra de forma que tudo funciona em um trailer equipado para procedimentos básicos, como: limpeza, periodontia, restauração, aplicação de flúor, extrações e atendimentos de urgência.

Já para procedimentos mais sérios de endodontia, canal e cirurgia, o trabalhador é encaminhado a sede do Seconci-Goiás, no Jardim América, onde funcionam nove consultórios odontológicos. A coordenadora odontológica e responsável técnica do Seconci Goiás, Daniela Figueiró, a saúde bucal ainda não é uma prioridade para os brasileiros. “Na hora do atendimento notamos que são muitos os casos de pessoas que nunca  foram ao dentista, por falta de informação ou acesso ao serviço seja ele público ou particular” ressalta.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil