Compartilhar
Seconci Rio
Voltar

| Seconci Rio | Prevenção contra Acidentes e Doenças do Trabalho

04/04/2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci-Rio

Conscientizar empregadores e empregados quanto à importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Este é o objetivo das ações que são promovidas pelo Brasil, no mês de abril, em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

A data, que foi instituída, em 2005, por meio da Lei nº 11.121, inspira o chamado Abril Verde que  foi criada por iniciativa de sindicatos canadenses, em razão de um acidente que matou dezenas de trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

As ações promovidas durante o Abril Verde são fundamentais para reduzir a quantidade de acidentes de trabalho, principalmente por abordarem temas de incentivo ao uso dos EPI´s e às condições adequadas de trabalho. O fato de a construção civil estar inserida no conjunto de seis atividades econômicas responsáveis por, aproximadamente, 25% do total de ocorrências também aumenta a relevância deste tipo de movimento.

Os números são significativos: há uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, no Brasil, o que faz com que ocupe, atualmente, o 4º lugar no mundo em incidência, ficando atrás somente da China, Índia e Indonésia. No mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que cerca de 2,3 milhões de pessoas morrem e 300 milhões ficam feridas, anualmente.

Participe dessa campanha e contribua para a saúde e segurança dos trabalhadores. Vamos, juntos, reduzir os números de acidentes e doenças do trabalho, valorizando a vida daqueles que fazem a construção civil ganhar fôlego.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil