Compartilhar
Seconci São Paulo
Voltar

Seconci-SP promove palestras em canteiros de obras e escritórios sobre 37 temas

21/05/2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por meio de sua área de Serviço Social, oferece às empresas contribuintes à entidade a contratação de palestras nos canteiros de obras e nos escritórios sobre 37 temas, ministradas por médicos e especialistas para discutir questões assistenciais, de bem-estar e familiares com os colaboradores. As temáticas mais procuradas são Aids e doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e drogas licitas e ilícitas.

De acordo com Angela Nogueira Braga da Silva, coordenadora de Serviço Social da entidade, na abordagem sobre Aids, sífilis e HPV, o aumento das doenças nos últimos anos é apresentado como alerta. “Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de sífilis cresceram 5.000% em cinco anos. E a prevalência geral estimada de HPV entre jovens e adolescentes é de 54,6 %”, diz. Os palestrantes reforçam a importância do uso de preservativos.

As palestras sobre drogas licitas e ilícitas explicam suas consequências, como cirrose e forte anemia em decorrência do uso excessivo do álcool. Os especialistas comentam como as substâncias funcionam no cérebro e proporcionam a sensação de prazer, como a nicotina presente no cigarro. E apresentam os riscos de misturar bebidas alcoólicas e entorpecentes.

“As palestras não são teóricas. Incentivamos a interação com o público que tem espaço para dar seus depoimentos. Além disso, existe uma abordagem familiar que consegue sensibilizar o ouvinte. Entendemos a importância de levar informação para que os pais também orientem seus filhos em casa”, afirma a coordenadora.

Entre outros assuntos, também são abordados, higiene geral, alimentação saudável, planejamento familiar, tabagismo, saúde emocional (estresse, ansiedade, TOC e depressão), dengue, chikungunya e zika entre outros. “Foram realizadas 33 palestras em 2017 com 3.143 participantes”, ressalta Angela.

seconci25 - 18.05.2018Além das palestras do Serviço Social, a área de Enfermagem da entidade realiza trabalho similar, e as mais procuradas são: primeiros socorros, hipertensão e diabetes.

As empresas contribuintes interessadas na contratação das palestras devem entrar em contato com a área de Relações Empresariais pelo e-mail relacoesempresariais@seconci-sp.org.br ou telefone (11) 3664-5844. O Seconci-SP possibilita que os temas sejam preparados de acordo com a necessidade da empresa solicitante.

Abaixo, a relação dos temas das palestras disponíveis:

Aedes AegyptI
Ansiedade
Assédio Sexual
Alcoolismo
Assédio Moral
Aids
Chikungunya
Como Lidar com o Luto
Cocaína
Crack
Dependência Química
Diabetes
Depressão
Doação de órgãos
Discriminação
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Estresse
Febre Amarela
Gripe H1Ni1
Gripe Suína
Hanseníase
Higiene Pessoal e geral
Hipertensão
Leptospirose
Maconha
Mitos e Verdades sobre Impotência SexuaL
Novembro Azul (Câncer de Próstata)
Outubro Rosa (Câncer de Mama)
Planejamento Familiar
Primeiros Socorros
Qualidade de Vida
Saúde da Mulher
Saúde do Homem
Saúde Emocional
Sedentarismo
Trabalho Escravo
Tétano

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil