Compartilhar
Nacional
Voltar

Câmara brasileira da indústria da construção (Cbic) lidera movimento de capacitação do setor da construção em ética e compliance

28/05/2018

Fonte: Agencia Cbic

Entidades associadas se preparam para apoiar as empresas na implementação de seus sistemas

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) encerrou nesta semana o seu primeiro Programa de Capacitação Semipresencial em Ética & Compliance direcionado a suas entidades associadas. “O programa atende as entidades que já receberam o Seminário de Ética & Compliance, justamente para disseminar ainda mais o que temos defendido ao longo do tempo”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins, mencionado que espera que outros associados também se engajem no projeto.

Dessa ação pioneira, realizada pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, com a correalização do Sesi Nacional, participaram o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), além do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).

“Acreditamos que para as entidades poderem apoiar as empresas nessa longa caminhada de implementação de um sistema de ética e compliance, elas precisam estar empoderadas do assunto e ter legitimidade”, destaca a presidente do Fasc/CBIC, Ana Cláudia Gomes, reforçando que “é importante que as entidades implantem seus próprios sistemas de ética e compliance para que, na sequência, elas tenham condições de apoiar as empresas nos seus estados, numa caminhada que é irreversível. As empresas terão que inserir a ética e o compliance em suas agendas”.

Segundo o sócio diretor da Além das Palavras, Fábio Risério, dentre os benefícios da capacitação estão o entendimento claro do que é ética e compliance; a oportunidade de conhecer melhor a organização e os seus terceiros; agir com mais segurança; ganhar vantagem competitiva de estar à frente de um movimento que não tem mais volta. “Ética e compliance hoje são obrigatórios para organizações que querem ter destaque, que querem ter visibilidade no mercado”, diz. “Foi unânime a conclusão de que o tema pode ser implementado dentro das organizações de classe do setor da construção”, mencionou.

As entidades que participaram do processo de capacitação conseguiram dar os primeiros passos na implantação dos seus códigos de ética e manuais de compliance, ouvidorias e departamentos de compliance.

DESMISTIFICANDO

Segundo o consultor Fábio Risério, as entidades precisam entender que o tema ética e compliance não diz respeito apenas às grandes empresas. A capacitação provou que entidades menores e organizações de classe podem desenvolver programas de integridade e de compliance dentro da sua realidade. “É necessário praticidade e objetividade para que o programa consiga ser sustentável ao longo do tempo”, defende.

 

O Fasc/CBIC desenvolve, desde 2015, o seu projeto Ética & Compliance no setor. Já foram realizados seminários em 16 localidades do País. A próxima rodada de seminários deve ocorrer a partir de agosto/setembro. As entidades associadas interessadas em sediar os seminários e, posteriormente, participarem da capacitação em ética devem formalizar interesse junto ao Fasc/CBIC pelo email social@cbic.org.br.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil