Compartilhar
Seconci São Paulo
Voltar

Dia Mundial sem Tabaco: Saiba como abandonar o vício com o Seconci-SP

30/05/2018

Fonte: Agencia Cbic

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco será celebrado amanhã (31/05), com o objetivo de alertar sobre os malefícios do consumo regular da substância. Segundo o Ministério da Saúde, o tabaco causa um prejuízo anual de quase R$ 57 bilhões no Brasil com despesas médicas. Aproveitando a ocasião, o Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP) traz orientações aos trabalhadores do setor que buscam abandonar a dependência do cigarro.
 
O gerente de Medicina Ambulatorial da entidade, Horácio Cardoso Salles, explica que as principais formas de largar a dependência é ter força de vontade e buscar profissionais que possam auxiliar nesse processo. É recomendável que o trabalhador busque ajuda. O Senconci-SP possui equipes multidisciplinares à disposição dos interessados e especialistas que realizam palestras periódicas sobre o tema. A entidade também pode orientar construtoras em suas campanhas internas de conscientização.
 
Salles lista ainda os benefícios do abandono do uso do tabaco: após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue; após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; de 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; após dois dias, o olfato já percebe melhor os aromas e o paladar já degusta com mais precisão os alimentos; após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; e após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
 
(Com informações do Seconci-SP)

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil