Compartilhar
Seconci GO
Voltar

| Seconci-GO | Um trabalho que vai além dos exames admissionais e demissionais

03/07/2018

Fonte: Portal Nacional de Seguros

Ao completar 27 anos de existência em Goiás, Seconci celebra melhora na qualidade vida dos trabalhadores da construção civil. Com mais de 87 mil atendimentos só no ano de 2017, instituição oferece ampla assistência à saúde ocupacional e prevenção de acidentes de trabalho

 

Quando ouvimos falar sobre Saúde e Segurança no Trabalho lembramos, quase sempre, somente dos procedimentos de exames admissionais e demissionais ou da imagem do técnico de segurança do trabalho cobrando o uso dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Porém, as atividades e programas de saúde e segurança do trabalho desenvolvidas pelas empresas vão muito além dos trâmites administrativos e têm como foco principalmente a qualidade de vida e a saúde do trabalhador, o que reflete diretamente em sua produtividade.

 

A recepcionista Tanea Silva Machado de Andrade, 53 anos, conta que por vários anos sofreu com os males provocados pelo vício do cigarro. A solução do problema veio após sua participação no Projeto Combate ao Tabagismo na Construção, desenvolvido pelo Seconci Goiás - Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás - entidade que há 27 anos assessora e presta serviços a construtoras e incorporadoras na área de saúde e segurança do trabalho.

 

Tanea conta que por meio do apoio da empresa e a ajuda do projeto do Seconci Goiás conseguiu parar de fumar e melhorar sua saúde, tanto física quanto emocional. “Parei de fumar desde abril desse ano, minha respiração está bem melhor e estou com mais disposição para realizar minhas atividades tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, diz a recepcionista que integra a equipe administrativa da FR Incorporadora, uma das mais de 260 empresas associadas ao Seconci.

 

A história de Tanea é um bom exemplo de como ações e programas sobre Saúde e Segurança no Trabalho têm um foco mais amplo sobre o bem-estar dos trabalhadores. O presidente do Seconci Goiás, Célio Eustáquio de Moura, destaca, inclusive, que a indústria da construção, que por anos sofreu com o estigma de ser um setor com altos índices de acidente e de doenças ocupacionais, tem apresentado êxito em suas ações nessa área, conquistando uma significativa redução das ocorrências. Segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) do INSS, o setor acumula quatro anos consecutivos de queda no número de acidentes no Brasil. Entre os anos de 2013 e 2016 a redução foi de mais de 50% no total de registros.

 

De acordo com Célio Eustáquio, esses resultados positivos se devem, em grande parte, às ações contínuas que têm aprimorado o dia a dia das empresas e promovido a conscientização de trabalhadores. “Hoje as empresas já entendem muito bem que não basta só evitar os acidentes, é preciso manter a saúde do trabalhador de forma integral - física e mental - gerando qualidade de vida, o que implica diretamente no resultado do trabalho realizado”, frisa o presidente do Seconci Goiás.

 

Comprometimento


Esse comprometimento das empresas da construção civil com a prevenção de acidentes e com o bem-estar dos seus trabalhadores deu origem ao Seconci em vários estados brasileiros, a partir de 1964. Em Goiás, a instituição completa neste mês de julho 27 anos de serviços prestados à saúde e à segurança do trabalhador.

 

Em 2017, foram realizados mais de 87 mil atendimentos gratuitos aos trabalhadores do segmento. Para Célio Eustáquio, hoje, o setor comemora a evolução no atendimento à saúde integral do trabalhador. “Não trabalhamos somente por números. Estes refletem apenas o resultado dos cuidados e ações preventivas feitas para os profissionais, que antes de tudo são pessoas, e necessitam estar bem para trabalhar com segurança”, destaca.

 

Ampla assistência


Dentro de uma proposta ampla de assistência à saúde ocupacional e prevenção de acidentes, Seconci Goiás oferece gratuitamente aos colaboradores das empresas associadas, e seus dependentes, atendimentos gratuitos nas áreas de odontologia; consultas médicas ocupacionais, emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e consultas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia e ortopedia. A instituição também realiza exames laboratoriais e ocupacionais como audiometria, espirometria, outros.

 

Em sua sede no Setor Jardim América, em Goiânia, o Seconci Goiás possui ainda um posto de coleta para exames laboratoriais e um Centro de Diagnóstico em Cardiologia com estrutura completa para exames do coração, como teste ergométrico, m.a.p.a, holter, eletrocardiograma, ecocardiograma, doppler das carótidas e ultrassonografia.

 

Outros serviços oferecidos pelo Seconci Goiás são: fisioterapia e sessões de pilates, atendimento na área de serviço social e psicologia. Diversos desses serviços são realizados no Seconci por meio de parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Goiás).

 

Para apoiar as empresas no atendimento à legislação sobre saúde e segurança ocupacional, a instituição também realiza a elaboração do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); oferece qualificação dos trabalhadores da construção por meio dos treinamentos admissionais, e realiza periodicamente visitas e ações educativas, como palestras, nos canteiros de obras.

 

A prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais ganha destaque no trabalho do Seconci Goiás que desenvolve projetos ligados à saúde mental, ao combate ao tabagismo, à prevenção de doenças silenciosas, que visam detectar possíveis problemas de saúde do trabalhador em fase precoce. Pensando até mesmo no bem-estar da família, é desenvolvida iniciativa aberta às trabalhadoras e esposas gestantes dos trabalhadores, visando prepará-las para a chegada do filho - o Projeto Mamãe & Papai Corujas, além da realização de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando todos os envolvidos a adquirirem o hábito de verificar e combater os possíveis criadouros e focos do mosquito.

Serviço Social da Construção Civil

© 2012 SECONCI Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Arte Digital Internet

Seconci Brasil