ENSE 2020: segundo dia teve debates sobre medicina, odontologia, comunicação e serviço social
Na pauta, as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e desafios diários no atendimento e na prestação de serviços às empresas e aos trabalhadores
Assessoria de Comunicação Social do Seconci Brasil
No segundo dia do Encontro Nacional de Seconcis, evento anual que reúne todas os Serviços Sociais da Construção do país, aconteceram reuniões das áreas técnicas das entidades. O encontro contou com a participação de representantes de medicina, de odontologia, de comunicação e de serviço social. Por causa da pandemia do Coronavírus, este ano, o evento está sendo realizado de forma virtual e conta com a participação de representantes dos 15 Seconcis em funcionamento no país.
Durante a reunião dos representantes da medicina, foram debatidos os protocolos de atendimento relacionados à pandemia, o retorno das atividades e a preservação da saúde e segurança dos colaboradores, pacientes e todos que estão envolvidos de atendimento e funcionamento das entidades. “Estamos voltando com nossos serviços e temos muita demanda. Nossa preocupação é manter alguns cuidados, tempo de atendimento maior. Acho importante fazermos uma nova videoconferência para alertar as empresas porque temos que manter os cuidados e a fiscalização segue agindo”, explicou a coordenadora médica do Seconci-MG, Ana Lucia Elias de Almeida.
Em Manaus, o Seconci não chegou a suspender todos os atendimentos e, atendendo aos protocolos, a entidade seguiu com os serviços às empresas e em prol dos trabalhadores. “Não chegamos a parar o atendimento, sempre buscando atender os protocolos de saúde. Fizemos alguns ajustes e diminuímos quantidade para até evitar que houvesse aglomerações e riscos de contaminação”, disse Alair de Paula, gerente geral do Seconci Manaus.
No caso da odontologia, a grande preocupação dos participantes foi manter os protocolos de saúde e garantir que os trabalhadores não ficassem sem atendimento. O coordenador de odontologia do Seconci-RIO, Leonardo Vieira, fez um panorama das dificuldades enfrentadas pela área desde o início da pandemia e como está o retorno do atendimento, em sua forma integral. “Com a suspensão dos atendimentos eletivos, começamos a atender somente urgências e emergências e isso acabou gerando uma ociosidade para os funcionários. Com o retorno das consultas eletivas, cumprindo todos os protocolos, estamos garantindo a segurança para todos”, explicou Vieira.
Em algumas regiões, o atendimento odontológico está normalizado. O Seconci Goiás, por exemplo, está atendendo desde julho e, para isso, fez algumas alterações como delimitar as consultas somente para quatro pacientes/dia por dentistas, uma hora para cada paciente. Da mesma forma que outras entidades que já voltaram com as consultas eletivas para além dos casos de urgência e de emergência.
COMUNICAÇÃO: Esse ano, o ENSE teve sua primeira reunião especifica com as equipes de comunicação e serviço social. No total, 21 pessoas participaram da live entre jornalistas, assistentes sociais e gestores. Na pauta, os projetos de divulgação, marketing e atendimento social prestados pelas entidades. Em comum, a preocupação com a pandemia e os trabalhadores desenvolvidos nas áreas como cartilhas, videoconferências, visitas orientativas, vídeos explicativos, entre outros.
Nesta sexta, último dia do encontro, os gerentes executivos e diretoria se reúnem para tratar sobre o futuro das entidades e o momento atual enfrentado por todos, além de falar de assuntos rotineiros e técnicos das entidades.
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