Seconci-Rio completa 30 anos e comemora mais de 7,5 milhões de atendimentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-Rio |

No dia 24 de novembro de 1988, consolidou-se o sonho de alguns empresários da construção civil de resgatar a saúde e a cidadania dos trabalhadores do setor, com o objetivo de valorizar esses profissionais e garantir melhor produtividade. Quando um dos responsáveis por este sonho, o engenheiro Luiz Chor, declarou a fundação do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro, o Seconci-Rio, em Assembleia Geral convocada naquela data, fixava-se o primeiro tijolo de uma obra de responsabilidade social que completou 30 anos.

O sonho que nasceu tímido, tornou-se sinônimo de maturidade, evolução e aperfeiçoamento. Nestas três décadas de atividades, o Seconci-Rio agregou uma série de serviços, atendendo às demandas para o desenvolvimento da saúde, segurança e qualificação profissional dos trabalhadores. Mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, com investimentos na ordem de 318 milhões, beneficiando mais de 340 mil trabalhadores.

Esse compromisso assumido pelo Seconci-Rio tem uma parceria fundamental para se tornar efetivo: as empresas de construção civil, quem mantém os serviços oferecidos por meio do repasse de 1% do valor da folha de pagamento. Ao longo dos anos, foram muitos altos e baixos, além de adequações à realidade do mercado, mas o Seconci-Rio nunca esmoreceu de seu objetivo e continua sendo reconhecido por sua competência e como peça importante para o desenvolvimento e valorização de uma classe.

Olhando para trás, vê-se como foram significativos os passos dados pela entidade que, hoje, ainda quer fazer muito mais e, certamente, continuará fazendo história. Confira a linha do tempo desses 30 anos de atividades:

DE 1988 a 1997 – FUNDAÇÃO e CONSOLIDAÇÃO

Em 1988, sob presidência do engenheiro Jacob Steinberg, começava a trajetória de sucesso do Seconci-Rio. Seus primeiros dez anos fundamentaram o projeto do engenheiro Luiz Chor, e de outros idealizadores, fazendo valer a missão maior da entidade, com a elaboração das ações de valorização dos trabalhadores.

A iniciativa foi abraçada por gestores do setor que, com olhar para o futuro, acreditaram nesta forma de melhorar a qualidade e a produtividade na construção civil. Foram anos de consolidação do objetivo de transformar vidas, elaborando e implementando os primeiros projetos para atendimento aos trabalhadores.

O que marcou esta década:

– 1988 – Fundação do Seconci-Rio e captação de empresas contribuintes para início das atividades.

– 1989 – O Seconci-Rio ganha sua primeira sede, na Rua Luís de Camões, no Centro do Rio.

– 1990 – Em julho, é iniciado o atendimento médico, na sede. No mês seguinte, as consultas odontológicas também entram no rol de serviços.

– 1991 – Lançamento dos programas de educação para a saúde do trabalhador,

– 1992 – Em maio, é lançado o programa itinerante de odontologia, para atendimento nos canteiros de obra.

– 1993 – Em outubro é inaugurado o serviço de ótica, com óculos a preços de custo para os trabalhadores e seus dependentes.

– 1994 – O Seconci-Rio recebe o título de utilidade pública municipal.

– 1995 – Inauguração da farmácia, com medicamentos a preço de custo.

– 1996 – Desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) para as empresas associadas.

– 1997 – Início do Programa de Promoção à Saúde, com serviços gratuitos de vacinação, aferição de pressão, teste de visão e vistoria de higiene.

DE 1998 a 2008 – CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO

A segunda década de fundação do Seconci-Rio denota uma entidade fortalecida e atuante, com importância notável para o setor. Neste período, novos exames foram incorporados à grade de serviços, o Cartão do Associado deu agilidade ao atendimento e as áreas cultural e de qualificação ganharam reforços, com a instalação do laboratório de informática; a implementação da Biblioteca Itinerante; e a realização do Campeonato de Futebol, que integrou trabalhadores das diversas empresas contribuintes do Seconci.

Para estimular a excelência em saúde e segurança do trabalho, o Prêmio Vitae ganhou sua primeira edição, em 2006, reconhecendo as empresas que prezam pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo o fortalecimento da responsabilidade social corporativa. Para os trabalhadores, o Dia Nacional da Construção Social passou a figurar no calendário de eventos do Rio de Janeiro, com apoio e realização do Seconci-Rio e parceiros.

O que marcou esta década:

– 1998 – O Programa de Promoção à Saúde passa a fazer vistoria de dengue nos canteiros.

– 1999 – Início dos investimentos em programas de Lazer e Cultura

– 2000 – A farmácia registra o fornecimento de, aproximadamente, 80 mil medicamentos, desde a inauguração do serviço, em 1996.

– 2001 – Com 1.161 empresas contribuintes, o Seconci-Rio cobre mais de 65 mil trabalhadores, fechando o ano com mais de 485 mil atendimentos médicos e odontológicos.

– 2002 – É registrada a realização de 436.414 exames complementares e mais de 260 mil consultas médicas

– 2003 – Nova sede, na Praça da Bandeira

– 2004 – Para reforçar as atividades de qualificação, é inaugurado o auditório, na sede, para realização de treinamentos, seminários e cursos.

– 2005 – Novos exames e reforço dos Programas Ocupacionais entram na agenda de realizações.

– 2006 – Inaugurado o Espaço Cultural Clara Steinberg.

– 2007 – Uma van é adaptada para ser um consultório sobre rodas e circular pelos canteiros para atendimento aos trabalhadores, nos canteiros.

DE 2009 a 2018 – MATURIDADE E CONTINUIDADE

Os últimos dez anos foram produtivos para o Seconci-Rio, com a implantação e elaboração de novos projetos. Foi um tempo em que ficou mais latente a preocupação com o aperfeiçoamento dos serviços prestados e com a provisão de ações que viessem ao encontro dos interesses de empregadores e empregados, na busca pela qualidade.

O Banco de Oportunidades foi disponibilizado para auxiliar no repocionamento de trabalhadores no mercado de trabalho, enquanto ações como o Canteiro Escola, o programa de Inclusão Digital e a inauguração do Centro Profissional da Construção Civil geraram a capacitação de centenas de pessoas. O Café Legal vem atualizando gestores do setor em relação a temas atuais e relevantes, enquanto o Circuito de Negócios, gera negociações legais entre pequenos fornecedores e construtores. O Seconci-Rio cresceu e continuará se desenvolvendo, firme no propósito de transformar pessoas.

O que marcou esta década:

– 2009 – Ampliação do horário de atendimento na sede.

– 2010 – O Encontro de Mestres e Encarregados entra na agenda de qualificação do Seconci-Rio.

– 2011 – Foram realizadas mais de 51 mil consultas médicas, além de 108 mil exames complementares.

– 2012 – Inclusão de raio-x e ultrassom, nos exames complementares, e LTCAT e PPP, nos programas ocupacionais oferecidos para as empresas.

– 2013 – Inauguração da unidade de atendimento em Niterói.

– 2014 – O Seconci-Rio passa a oferecer Assessoria em Segurança do Trabalho

– 2015 – Investimento em um novo modelo de gestão, visando melhoria dos processos operacionais.

– 2016 – Lançamento do Programa de Relacionamento Comunitário, para aproximar comunidades e construtoras.

– 2017 – Adesão ao Pacto Global, da ONU

– 2018 – O Seconci-Rio, em parceria com Sinduscon-Rio, Sintraconst-Rio e ADEMI-RJ, lançam o Programa Construção Legal