Florianópolis receberá de 24 a 27 de abril o 1º Congresso Sul-Brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho, evento que será o maior do setor no Sul do país. O SulSST, como está sendo chamado, está trazendo para palestras e minicursos especialistas de expressão nacional para tratar de temas como a indústria 4.0, Lei Kiss, inclusão da pessoa com deficiência no mercado, nanotecnologia, segurança em eletricidade, trabalho em altura, ergonomia e eSocial entre outros assuntos.
Simultaneamente também serão apresentados trabalhos científicos sobre “Pessoa com deficiência e a SST”, “Operacionalização da Lei Kiss”, “Gestão e gerenciamento de riscos” e “SST no eSocial”, pautas-âncoras da programação. Mais de 500 congressistas são esperados, entre engenheiros, técnicos de segurança, estudantes e público em geral.
O SulSST é realizado no chamado Abril Verde, mês reconhecido – inclusive por lei estadual de 2017 – como dedicado a ações para discussão e conscientização da sociedade sobre questões de saúde e da segurança nos ambientes de trabalho. Na noite do dia 25, na abertura oficial do congresso, será lançada a segunda edição do Concurso de Redação e Desenho Sobre Segurança e Saúde, que em 2018 envolveu 1,8 mil alunos de escolas estaduais da Capital. Neste ano, o concurso será ampliado para as unidades da rede estadual das cidades de São José, Biguaçu e Palhoça.
O evento encerra dia 27, véspera do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, data que deu origem ao Abril Verde e foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para recordar a explosão, em 1969, de uma mina na cidade de Farmington (EUA), que vitimou 78 trabalhadores. Hoje, o trágico episódio, infelizmente, já foi superado por desastres como o da barragem de Brumadinho.
O SulSTT surgiu para inovar o pensamento e as práticas de segurança e saúde do trabalho e será um evento de referência para o setor. O evento é uma promoção da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest) e Fundacentro com apoio do Crea-SC, Seconci e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-SC.
Fonte: ND Digital