Hipertensão já atinge 25% dos adultos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-SP |

Um em cada quatro trabalhadores com mais de 18 anos sofre de hipertensão arterial. Esta doença, na maioria das vezes assintomática, pode causar acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e insuficiência cardíaca.

“Daí a importância de prevenção para evitar essas sequelas causadas pela falta de tratamento”, alerta o dr. George Fernandes Maia, por ocasião do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, ocorrido em 26 de abril.

O cardiologista explica que a doença se caracteriza por elevados níveis da pressão sanguínea nas artérias de forma constante: sistólica maior ou igual a 140 mmhg e/ou diastólica maior ou igual a 90mmhg.

Isso acontece sobretudo devido a excesso de peso, sedentarismo, diabetes, dislipidemia (gordura no sangue) e alteração no funcionamento da tireoide e rins. Histórico familiar, idade acima de 60 anos e estilo de vida pouco saudável aumentam a probabilidade do desenvolvimento da patologia.

“Praticar atividade física regular, abandonar o tabagismo, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, evitar alimentos gordurosos, não exagerar no sal, controlar o estresse e o peso diminuem o risco de desenvolver a doença”, recomenda.

O dr. Maia destaca que “no Seconci-SP, além de contar com todo o apoio para identificar e tratar a doença, os trabalhadores e seus familiares têm o auxílio de nutricionistas e psicólogos para orientá-los nas mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida”