| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-PR |
Desde 1990 outubro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Neste período, conscientiza-se a população sobre a doença e a importância da realização periódica de exames de diagnóstico para a redução da mortalidade. Para se ter ideia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 59 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados neste ano no País. No entanto, quando detectado precocemente, o índice de cura chega a 95%.
Com o objetivo de promover a saúde do trabalhador da indústria e a competitividade do setor, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta desde 2014 o programa Cuide-se + que, de modo itinerante, realiza exames preventivos.
Entre os dias 11 e 14 de NOVEMBRO, o caminhão do Sesi-PR estará disponível na sede administrativa do Sinduscon-PR, na Rua João Viana Seiler, 116, no Parolin, das 9 às 12h e das 13h30 às 16h, realizando os exames para todos os trabalhadores e este ano TAMBÉM para seus dependentes. As unidades móveis têm salas separadas para cada especialidade atendida.
Os exames realizados nas unidades móveis são encaminhados para laboratórios credenciados e o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, separa os resultados negativos dos que tiveram alguma alteração e encaminha o parecer para o trabalhador. Os exames alterados chegam para o paciente com uma carta que indica o caminho a ser seguido.
Serão realizados os seguintes exames: PSA (para identificar câncer de próstata) – exame de SANGUE para homens a partir de 40 anos. Papanicolau – para mulheres que tenham iniciado atividade sexual. Mamografia – para mulheres a partir de 40 anos
Análise de pele – para homens e mulheres a partir dos 30 anos com evidência/mancha preocupante. Este é um exame para lesões pré-existentes como manchas e feridas, com objetivo de identificar se têm características oncológica (câncer).
Cuide da sua saúde
Realizar os exames no tempo certo é uma medida tão importante quanto adotar hábitos saudáveis e cumprir uma rotina de exercícios físicos em busca de uma saúde melhor. No caso das mulheres, o papanicolau pode identificar não só o câncer de colo de útero, como inflamações e doenças sexualmente transmissíveis. O exame deve ser realizado uma vez por ano, assim que a mulher iniciar sua vida sexual. No caso da mamografia, o ideal é que ao completar 40 anos comece a fazer o exame anualmente.