| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF |
O Seconci-DF está percorrendo canteiros de obras do Distrito Federal com equipes compostas por médicos, técnicos de enfermagem e de segurança do trabalho. A intenção é orientar as empresas sobre a prevenção e cuidados que podem afastar a contaminação pelo Coronavírus da construção civil e garantir a segurança e saúde dentro dos ambientes laborais.
Desde o início do projeto, foram visitados 55 canteiros, de 35 empresas, com um alcance de 5.128 trabalhadores. Até o momento, as equipes estiveram em vários locais espalhados por todas as cidades do DF: Santa Maria, São Sebastião, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Noroeste, Asa Sul e Norte, SIA e Cidade do Automóvel. Praticamente todas as cidades que têm frentes de trabalho já foram orientadas pelos profissionais da entidade.
Durante a visita, o médico conversa com os gestores, orienta sobre questões de saúde e verifica como as empresas estão agindo para prevenir a disseminação do vírus nos ambientes de trabalho. Enquanto isso, o técnico de segurança, acompanhado por um profissional da empresa solicitante, preenche um check-list e orienta sobre o que pode ser melhorado sobre o que já vem sendo feito. “A intenção é orientar e trazer mais soluções para que as empresas estabeleçam mais mecanismos e atitudes que possam ser fundamentais na disseminação do vírus”, explica Daniel Honda, gerente médico do Seconci-DF.
O saldo do projeto é positivo e demonstra a preocupação das empresas com mudanças significativas no dia a dia de trabalho dos operários. “Adequamos nossos refeitórios, nossas sinalizações de segurança e outros itens que foram repassados pela equipe do Seconci-DF. A presença da equipe foi de grande valia”, explica o técnico de segurança do trabalho da SVO Engenharia, Antonio Roquini Júnior.
Entre as atitudes que estão sendo realizadas pelas empresas no DF, estão:
- Medição da temperatura dos operários nas entradas e durante o dia de trabalho;
- Distribuição de kits de higiene contendo sabonetes, papel higiênico, água sanitária, detergente;
- Entrega de álcool gel e máscara para utilização nos trajetos e durante o trabalho;
- Disponibilização de lavatórios em diversos locais dos canteiros;
- Flexibilização das jornadas (com mais de um turno);
- Afastamento dos trabalhadores que estão nos grupos de risco;
- Aumento dos horários de almoço, respeitando a barreira de 1,5m nas mesas;
- Estimulação das caronas solidárias para evitar que os trabalhadores utilizem transporte público;
- Sinalização nas obras (com cartazes gratuitos oferecidos pelo Seconci/Sinduscon).
Agende uma visita para sua empresa. Ligue (61) 98565-0509