Construção civil promove ações para adequar canteiros de obras ao controle da pandemia
| Assessoria de Comunicação Social do Seconci-GO |
Seconci Goiás desenvolveu programa de apoio na gestão de ações das empresas da construção para prevenção da Covid-19 que oferece um guia orientativo, um plano de contingência e modelo de plano de ação. Alguns materiais podem ser baixados de forma gratuita no site da instituição.
O cenário nas obras do Estado mudou depois da pandemia. Empresas e instituições do setor se movimentam para atender às diretrizes estabelecidas no Decreto nº 9.653, de 19 de Abril de 2020, do Governo do Estado de Goiás, que liberou o retorno das atividades da construção civil, mas estabeleceu regras que objetivam a preservação da saúde e segurança de todos os trabalhadores e a prevenção à Covid-19. Para ajudar nesta empreitada de preservação da vida, o Seconci Goiás (Serviço Social da Indústria da Construção) desenvolveu uma série de ações de suporte.
A instituição elaborou o ‘Guia para Trabalhador da Construção – Combate ao Coronavírus’, com orientações preventivas para os trabalhadores, e o ‘Plano de Contingência do Seconci-GO’, como modelo para as empresas da construção se adequarem às medidas adotadas pelo Decreto e aos documentos oficiais do Ministério da Saúde. Tanto o guia quanto o plano são gratuitos e podem ser baixados pelo site www.seconcigoias.com.br.
Também está sendo oferecido às empresas associadas ao Seconci-GO o canal Disque Dúvidas, uma linha telefônica específica (62 9 9225-7954) para auxiliar os administradores de obras, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e demais profissionais responsáveis pelas orientações aos trabalhadores nos canteiros.
O presidente do Seconci Goiás, engenheiro Yuri Vaz de Paula, ressalta que este é o momento em que todos devem unir esforços para promover a conscientização e as boas práticas em saúde e segurança. “O Seconci assume seu papel como serviço social da indústria da construção ao elaborar todo este programa. Todos podem ajudar sendo multiplicadores de informações que promovem saúde e salvam vidas”, destaca.
As empresas associadas à instituição também podem ter acesso gratuito ao modelo de plano de ação para controle da Covid-19 e Boletim Informativo Prevencionista semanal, produzido para auxiliar as empresas na realização do DSS (Diálogo Semanal de Segurança). Além disso, a organização que oferece serviços de assistência social, saúde e segurança do trabalho para colaboradores de mais de 200 empresas da construção no Estado, providenciou kits contendo produtos de higiene para distribuição aos pacientes do Seconci-GO, que forem atendidos na sede da entidade, no Jardim América em Goiânia.
Guia e Plano são fontes de informações confiáveis
O Guia, voltado para o trabalhador, apresenta de forma simples e lúdica o que é a doença Covid-19, suas formas de transmissão e sintomas; além de esclarecer sobre as diferenças entre a enfermidade, gripe comum e dengue. Também orienta sobre como é possível proteger a si mesmo e as pessoas ao redor, com uma série de informações sobre higiene; etiqueta respiratória; distância mínima, entre outras. Além disso, existe um capítulo direcionado ao trabalhador da construção com orientações sobre compartilhamento de objetos; higienização das mãos, do uniforme, ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção. A publicação inclui também o uso e cuidados necessários com as máscaras e com os meios de transporte; destacando a importância de ter atenção quanto a informações inverídicas, procurando sempre fontes confiáveis para tirar dúvidas.
Já o Plano de Contingência orienta as empresas sobre como colocar em prática medidas de prevenção e proteção nos ambientes de trabalho, que incluem monitoramento da saúde do trabalhador (aferição de temperatura, verificação de sintomas gripais); ações para propiciar lavagem das mãos e evitar aglomerações; disponibilização de materiais (álcool em gel e outros); reorganização e limpeza geral dos ambientes da obra; informações sobre higienização, uso e compartilhamento de uniformes, objetos, máscaras, EPI’s e instrumentos de trabalho. O documento aborda também medidas de orientações, treinamentos e transporte dos trabalhadores, referentes aos visitantes (público externo), locais de refeições, horários de trabalho, grupo de risco, Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.