A campanha Construção pelo Rio e pelo Combate à Covid-19 visa arrecadar fundos para três iniciativas: o Rio Solidário, o Fundo Emergencial de Combate à Covid-19 da Prefeitura do Rio (FECC) e o Fundo para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no combate ao coronavírus. Lançada no último dia 5, a ação é capitaneada pelas entidades da construção do Rio de Janeiro.
São elas:
- Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário – Ademi-Rio
- Associação da empresas de Engenharia do Rio de Janeiro – Aeerj
- Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro – Seconci-Rio
- Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro – Sinduscon-Rio
- Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Sinicon
“Com esta campanha, o setor mostra sua preocupação com a população e se une para minimizar os efeitos do coronavírus. É a primeira vez que nos reunimos para uma grande iniciativa, em prol de um bem maior”. Essas foram as palavras do presidente da Aeerj, Luiz Fernando Santos Reis, durante a live promovida no dia 7 pelo Seconci-Rio, para apresentação da iniciativa.
De acordo com Santos Reis, mais do que se preocupar com os problemas do setor da construção, também é preciso pensar nas comunidades e em como elas estão sendo afetadas pelo coronavírus.
O presidente do Seconci-Rio, Ayrton Xerez, também apontou a importância da mobilização e afirmou que, ao ser convidada para participar da campanha, a entidade prontamente aceitou e criou o fundo para aquisição de EPIs.
“O Seconci se transformou em um mini ministério da saúde e cidadania, por isso essa proposta foi bem aceita. Com o valor arrecadado, vamos comprar EPIs e distribuir para trabalhadores das pequenas empresas. Pouco podemos fazer nessa hora a não ser ajudar, contribuindo para que todos possam desempenhar com segurança suas funções”, destacou Xerez.
Convocando para que todos ajudem e divulguem a campanha, Claudio Hermolin, presidente da Ademi-RJ, ressaltou que o setor da construção civil está com muitos de seus canteiros ativos, operando com todas as medidas sanitárias necessárias, mantendo empregos. “Todos nós precisamos nos engajar e ajudar essas famílias, para que consigam trabalhar de forma adequada e segura”, disse ele.
Para João Fernandes, presidente do Sinduscon-Rio, esse é importante momento de união e de solidariedade. “Vamos mobilizar empresários e a sociedade em geral nesta corrente do bem, para prevenir a disseminação do vírus e ajudar aos mais vulneráveis”, concluiu.
Construção pelo Rio
A campanha tem compromisso com a transparência e todos os valores e ações serão divulgadas pelo site das entidades envolvidas. Conheça os projetos:
Rio Solidário – organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos voltados para pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social. Está promovendo diversas ações, como distribuição de máscaras para moradores de rua e arrecadação de itens de alimentação e limpeza, entre outras.
Fundo Emergencial de Combate à Covid-19 da Prefeitura do Rio (FECC) – criado pela Lei nº 6.735/2020, cuja arrecadação será destinada ao enfrentamento dos efeitos da pandemia do novo coronavírus no município do Rio de Janeiro.
Fundo para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no combate ao coronavírus – criado pelo Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), dentro da sua missão de promoção da saúde, objetiva comprar EPIs com o valor arrecadado e distribuir os equipamentos para pequenas empresas, garantindo a segurança dos trabalhadores nos canteiros.
As Doações
As contribuições devem ser feitas diretamente nas contas das entidades:
Fundo Emergencial de Combate à Covid-19 (FECC) – As doações em dinheiro devem ser feitas em conta corrente vinculada ao Banco do Brasil, em nome do Município do Rio de Janeiro (agência: 2234-9, conta corrente: 295.019-7, CNPJ: 42.498.733/0001-48). Já as doações de bens materiais podem ser realizadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Rio Solidário – Bradesco / Agência 0227-5 – Conta Corrente 107820-2 / CNPJ: 00.517.666/0001-11. Ou no link: http://www.riosolidario.org/participe/
Fundo para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no Combate ao Coronavírus – Dados para depósito: Caixa Econômica Federal – 104 / Agência – 0542 / Conta Poupança: 020-3 / Favorecido: Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro / CNPJ: 32.243.420/0001-95
Fonte: Agência Cbic