Covid-19: Campanha já alcançou quase 2 mil trabalhadores em Joinville

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Com o objetivo de evitar a paralisação de canteiros de obras importantes e minimizar os impactos econômicos causados pelo avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Campanha Obra Mais Segura continua orientando e avaliando a saúde dos trabalhadores do setor da construção de Joinville, em Santa Catarina, para o enfrentamento da Covid-19. Em seu 21º dia de ação, já alcançou 1837 trabalhadores de 272 empresas locais. Desses, 95,81% assintomáticos no momento da entrevista e 4,19% encaminhados para avaliação médica do trabalho. Foram realizadas 90 visitas nos canteiros de obras com diversas orientações realizadas.

De acordo com a gestora do Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Joinville (Seconci-Joinville), Camila de Pieri Pereira, os números são muito expressivos e importantes. “Nossa iniciativa serve para orientar e conscientizar esses trabalhadores sobre como se prevenir da doença e os cuidados essenciais no combate ao coronavírus”.

A ação conta com a adesão dos empresários da região e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que em parceria com os Seconcis de Joinville, Blumenau e Florianópolis criaram o material de divulgação para disponibilizar aos canteiros de obras.

Uma série de medidas vem sendo adotada por empresas da construção civil e do mercado imobiliário no sentido de garantir a segurança dos trabalhadores do setor e a saúde dos negócios. As ações incluem desde a dispensa de funcionários do chamado grupo de risco, como mulheres grávidas e o pessoal acima de 60 anos, até uma ação de revisita, com orientações sobre uso e descarte correto da máscara, técnicas de relaxamento respiratório e exercícios para melhorar a capacidade pulmonar, triagem com preenchimento de check list de saúde com base no App do Ministério da Saúde e exercício de alongamento.

Durante a visita, é feito o monitoramento dos itens listados na Portaria 214/2020, para confirmar que os canteiros estão seguindo as orientações locais, como distribuição de cartazes, medidas de distanciamento, intervalos, álcool em gel e máscaras, entre outros. A equipe do Seconci também reforça a importância do cuidado com a segurança no trabalho, com orientações para identificar riscos graves e iminentes dentro do canteiro.

O trabalho inclui uma ação de revisita, com orientações sobre uso e descarte correto da máscara, técnicas de relaxamento respiratório e exercícios para melhorar a capacidade pulmonar, triagem com preenchimento de check list de saúde com base no App do Ministério da Saúde e exercício de alongamento.

Camila destacou, ainda, que a ação continua e que foi incluída uma avaliação psicossocial com o médico do trabalho no canteiro de obra. “Por meio dessa nova ação nosso médico faz orientação, rastreamento e acompanhamento de possíveis questões psicossociais que podem estar afetando os trabalhadores em suas atividades em função do Coronavírus”.

A iniciativa, lançada no começo de abril, já alcançou 100% das empresas associadas. “Nosso papel enquanto instituição é levar orientação para nosso setor, fazendo com que os trabalhadores de nossos associados estejam bem orientados. Acredito que todas as ações são de fundamental importância nesse momento de crise”, frisou a gestora do Seconci-Joinville.

Fonte: Agência Cbic