Material visa orientar empresas com protocolos de prevenção e medidas de contingenciamento no ambiente de trabalho durante a pandemia
Entidades da construção civil elaboraram, em conjunto, a cartilha Diretrizes para o Combate e Resposta à Covid-19, que visa orientar empresas com protocolos de prevenção e medidas de contingenciamento no ambiente de trabalho durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Lançado na última semana, o material abrange diversas áreas, entre elas escritórios, canteiros de obras e estandes de vendas.
Participaram do desenvolvimento da publicação o SindusCon-SP (Sindicato da Construção), a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação), com apoio do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo).
“O objetivo foi reunir as principais medidas preventivas adotadas nos canteiros de obras para garantir a saúde dos trabalhadores e a continuidade dos empreendimentos, assim como estender as diretrizes aos estandes de vendas e escritórios, de forma a conferir um tratamento unificado àqueles cujas funções não podem ser desempenhadas remotamente”, afirma o vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, Carlos Borges, um dos responsáveis pela condução deste trabalho.
Com base nas recomendações oficiais e no conhecimento médico sobre a doença existente até 25 de maio, a cartilha traz amplas orientações para as atividades em escritório, canteiro de obras e estande de vendas, antes, durante e após o trabalho, acompanhadas de um protocolo para o gerenciamento das recomendações. O material será atualizado, caso seja necessário.
A publicação possui, ainda, perguntas e respostas frequentes sobre o tema e anexos com o detalhamento dos protocolos de higiene e distanciamento físico, triagem de acesso, transporte à obra ou escritório, uso de máscaras, guia de limpeza, esclarecimentos sobre testes diagnósticos, fluxograma de resposta à Covid-19, checklist de gerenciamento, entre outras informações.
Para acessar a cartilha na integra, clique aqui.
Fonte: AECWeb