A Cadeirinha Suspensa ou “Balancim Individual” é um equipamento simples, mas que oferece muita praticidade e segurança ao seu usuário nos trabalhos em altura quando atende todos os requisitos previsto nas normas regulamentadoras.
É permitida a utilização da cadeira suspensa em quaisquer atividades em que não seja possível a instalação de andaimes.
- Trabalho em fachadas
- Pintura, limpeza e manutenção
- Locais confinados (silos, chaminés, etc.)
Quando o andaime não é apropriado para o trabalho, usa-se a cadeira suspensa, sempre com atenção às medidas de segurança. A estrutura e a fixação do equipamento ficam sob a responsabilidade de um profissional habilitado. Depois do projeto feito, elabore o plano de montagem e a ART
O CNPJ e a razão social do fabricante devem estar visíveis na cadeira, em destaque.
A atividade envolvendo o balancim individual exige cuidado e o cumprimento de todas as normas de segurança. Por razões óbvias, negligenciar as boas práticas pode ser fatal. Portanto, além de um treinamento, é fundamental conscientizar o trabalhador da importância das normas de segurança. A NR 18 deve ser cumprida à risca.
Empresários e engenheiros devem sempre estar atentos ao cumprimento das regras na utilização do balancim individual. Em caso de acidentes, eles e a empresa envolvida serão responsabilizados.
Cabe as empresas obrigatoriamente, cuidar para que os usuários dos equipamentos sejam adequadamente treinados e supervisionados.
É proibida a improvisação de cadeira suspensa (NR 18.15.54).
As cadeiras suspensas devem obedecer às exigências da NR 18 do MTE e NBR 14751 da ABNT.
A fim de atender todas as necessidades envolvendo este equipamento e outros utilizados no trabalho em altura o SECONCI JOINVILLE disponibiliza de uma estrutura completa com equipe multidisciplinar qualificada podendo ser utilizado pelos nossos clientes.
Para maiores informações, entre em contato conosco.
47 3433-5737 | comercial@seconcij.com.br
Fonte: Seconci Joinville