Seconci Paraná: Quais são os cuidados necessários para garantir a saúde bucal?

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Os cuidados com a saúde bucal vão muito além da questão estética. Além da sensação de bem estar, por possuir dentes e gengivas saudáveis contribui para prevenir doenças graves, como câncer, diabetes ou até mesmo complicações no parto para as gestantes.

Há diversas formas de cuidar da saúde dos dentes, pensando nisso, a dentista Coordenadora da Área Odontológica do Seconci Paraná fez uma lista de cuidados que devem ser seguidos por você e pela sua família:

Visitas regulares ao dentista. Ao menos uma vez a cada 6 meses, para que o profissional faça uma avaliação e limpeza, prevenindo a ocorrência de cáries, de gengivite, entre outros agravos.
Escovar os dentes sempre após as refeições. Usar escovas de cerdas macias em todas as superfícies dos dentes.
Usar de pasta de dente com flúor e sabor agradável, cuidando para que não seja excessivamente abrasiva.
Uso regular e diário do fio ou da fita dental para remoção de restos alimentares e da placa dental que ficam entre os dentes.
Limpeza da língua a cada escovação, o que ajuda a diminuir a quantidade de bactérias da boca.
Complementar a escovação com enxaguastes bucais, cuidando para que não tenham álcool em sua composição.
Reduzir o consumo de alimentos que podem causar cáries, como balas e bolachas recheadas.
Consumir no mínimo 2 litros de água diariamente, uma vez que ela ajuda na produção da saliva e consequentemente na limpeza dos dentes na boca.
Trocar a escova de dentes com frequência. Quando as cerdas começam a ficar desgastadas é necessário trocar a escova por uma nova.
Guardar a escova de dentes em ambiente seco, já que a umidade ajuda na proliferação de bactérias que podem ficar nas cerdas.
Fazer atenção a qualquer ferimento, mancha e lesão que eventualmente surgirem na boca. Procurar o dentista para um exame e verificação, principalmente se não houver cicatrização em até 2 semanas.
Uma dica essencial para manter a saúde bucal em dia é visitar o dentista regularmente —pelo menos, uma vez ao ano. Dessa maneira, ele faz uma avaliação completa e, caso haja algum problema, certamente, será mais simples de ser resolvido, pois, devido ao acompanhamento periódico, provavelmente, estará no início.

Dra. Samantha Schaffer Pugsley

Dentista Coordenadora da Área Odontológica do Seconci Paraná