A tecnologia está cada vez mais presente nos consultórios odontológicos, que uma vez aplicada nos tratamentos, torna os procedimentos mais seguros, eficazes, indolores e rápidos. Essa é uma tendência que veio para ficar.
Através do uso de um scanner intraoral, imagens internas da boca e dos dentes são encaminhadas para um software (programa de computador) onde o profissional pode fazer o diagnóstico e o planejamento do tratamento. O software permite ao profissional desenhar as futuras restaurações e próteses, como também simular o resultado de cirurgias e efeitos estéticos.
Depois que o projeto foi desenhado no computador, ele será encaminhado para uma fresadora que esculpirá a peça (restauração ou prótese) em um bloco do material restaurador escolhido.
O uso de recursos digitais na odontologia tem otimizado os resultados e reduzido bastante o tempo dos tratamentos. O scanner intraoral realiza uma leitura muito precisa dos dentes e gengiva, por isso substitui com excelência a moldagem e a confecção dos modelos em gesso. Tirar o molde da boca do paciente para confeccionar uma prótese é um processo demorado e incômodo, sem falar quando ele precisa ser repetido. Assim, com o uso do scanner, a chance de erro no processo de confecção das peças é praticamente inexistente.
Outra vantagem é a captura da cor exata do dente pelo software. Dessa forma, a prótese é confeccionada na mesma tonalidade do restante do sorriso, o que proporciona um resultado bastante satisfatório.
Muito moderno, não acha? Fique atento, em breve teremos novidades do nosso setor odontológico!
Samatha Pugsley
Coordenadora Odontológica
Seconci-PR