O abuso do álcool ocasiona problemas de convívio social, sobretudo, para as pessoas próximas que convivem com o dependente.
A família possui um papel fundamental no tratamento e recuperação da pessoa dependente, uma vez que é ela quem auxilia na aderência, permanência e no apoio durante todo o processo de reabilitação do alcoólatra. Contudo, a presença do alcoolismo no ambiente familiar muitas vezes se torna tão desgastante a longo prazo que, mesmo os familiares querendo ajudar, não conseguem se estruturar para tal e acabam adoecendo junto. Portanto, é necessário um acompanhamento específico voltado aos familiares para que eles possam compreender a doença e seus desdobramentos, bem como receber orientação sobre a melhor forma de ajudar o familiar em tratamento.
Existem grupos de ajuda mútua específicos para familiares, que constituem um espaço de escuta e acolhimento, onde as pessoas podem compartilhar a própria história com outras pessoas que vivem situações semelhantes, e a AL-NON é uma delas.
AL-NON
O Al-Anon é uma associação mundial de homens e mulheres que oferece um programa de recuperação à familiares e amigos de bebedores problema. Surgiu em Nova York nos anos 50 e hoje registra sua presença em mais de 100 países. No Brasil, existe desde 1965 e atualmente conta com aproximadamente 540 Grupos.
O único propósito do Al-Anon é prestar ajuda a todos aqueles que sofrem com as consequências do alcoolismo de uma outra pessoa e que buscam a compreensão da doença. Isto é feito com reuniões semanais e com a leitura de variadas peças de literaturas e a única condição para participar dessas reuniões é a convivência com uma pessoa que bebe em demasia.
O programa Al-Anon presta ajuda a milhares de pessoas que convivem com a doença do alcoolismo, por isso, se coloca junto à comunidade profissional, como mais um recurso para a recuperação de familiares e amigos de alcoólicos.
Atualmente, em virtude da pandemia do Covid 19, as reuniões são virtuais, possibilitando assim que mais pessoas consigam participar, bastando apenas ter um celular e internet.
COMO PARTICIPAR
Modo de acesso para membros novos:
Aplicativo: Google Meet
Link: https://meet.google.com/udm-ukay-kjm
Dias e horários
Segundas: das 15h às 16h e 18h30m às 19h30m
Terças: das 20h às 21h
Quartas: das 20h às 21h