O Diálogo Diário de Segurança (DDS) pode ser um aliado na motivação, entrosamento e construção de uma equipe forte. Dentro das ferramentas disponíveis de Segurança do Trabalho, o DDS é uma das mais simples e baratas de realizar e que possui uma ampla penetração na equipe. Utilizando a rotina de diálogo, a empresa fortalece a comunicação com os trabalhadores, motivando a todos um comportamento focado na prevenção de acidentes de trabalho, segurança e saúde em geral.
Para começar a usar o DDS, é importante marcar a hora e o local onde as reuniões serão realizadas e solicitar a participação de todos. O principal objetivo é reunir a equipe e criar um momento para resolver dúvidas e incertezas referentes à saúde e segurança de todos.
É importante que todos os colaboradores possam se sentir livres para compartilhar seus pontos de vista.
A empresa escolhe o que abordar em seu DDS, desde que mantenha foco constante na saúde e segurança dos colaboradores e que sejam discutidas orientações como prevenção de doenças e utilização correta de EPIs.
O DDS normalmente é realizado no canteiro de obras antes do início das atividades, ocorrendo todos os dias e durando por volta de 5 a 15 minutos. Se a empresa possuir um profissional de Segurança e Saúde do Trabalho – SST ou um líder, este deve ser o coordenador da atividade.
O Diálogo Diário de Segurança é uma oportunidade para os profissionais de SST e gestores aprenderem com sua equipe.
O assunto tem interface com o projeto “Elaboração e Atualização de Conteúdos Informativos/Orientativos para a Indústria da Construção” da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: Agência CBIC