Trabalhadores recebem cuidados com saúde bucal em canteiros de obras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A dificuldade de acesso a tratamentos odontológicos ainda é uma das principais fragilidades do sistema público de saúde no Brasil. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada pelo IBGE em 2020, 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, enquanto 14 milhões perderam todos os dentes. Um dado ainda mais emblemático é o de que 10% dos brasileiros nunca consultaram um dentista.

Para contribuir com a redução destes índices, em Goiânia, uma parceria da Consciente Construtora com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci Goiás) e o Serviço Social da Indústria (SESI) tem o objetivo de facilitar o acesso a tratamentos odontológicos para os trabalhadores. E, para deixar o processo o mais simples possível, o serviço é levado até os operários diretamente nos canteiros de obras, por meio de uma Unidade Móvel Odontológica, chamada de trailer odontológico. Este ano, o trailer ficará estacionado, a partir de 23 de setembro, no canteiro de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia, na Avenida 85, no Setor Marista. A expectativa da empresa é atender cerca de 100 colaboradores.

A ação de saúde bucal acontece desde 1993 e, segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio, vem fazendo a diferença na vida dos colaboradores. Para Felipe, o maior trunfo do projeto é permitir que o trabalhador frequente o dentista dentro do seu horário de trabalho, sem precisar se preocupar com o deslocamento e com o remanejamento de horários. Desta forma, o impacto na rotina do funcionário é mínima e aumenta o ganho em qualidade de vida.

“Muitas vezes é difícil para o trabalhador ter que pegar um ônibus para se deslocar até o dentista e conciliar isso com as outras atividades do dia. Por isso, essa ação é tão importante. Os trabalhadores ficam muito satisfeitos e se sentem cuidados pela empresa. O nosso objetivo é que eles tenham acesso a um tratamento de qualidade e de forma muito acessível”, ressalta Felipe Inácio.

O trailer odontológico é equipado para realizar alguns dos principais procedimentos, como restaurações, profilaxia, limpeza, tartarectomia, extrações, pequenas cirurgias e urgências odontológicas. Nos casos de especialidades mais complexas, o colaborador é encaminhado para realizar o procedimento na sede do Seconci Goiás, localizada no Jardim América. As especialidades não oferecidas pela entidade são encaminhadas ao Sesi. O atendimento realizado na unidade móvel e na sede do Seconci Goiás é totalmente gratuito para os colaboradores.

Os intervalos entre os atendimentos serão um pouco maiores do que o normal, para que possa ser feita a limpeza desinfetante entre um paciente e outro, como forma de prevenção ao novo coronavírus. A coordenadora odontológica do Seconci Goiás, Daniela Figueiró, explica que o trailer deve permanecer no local por cerca de três meses, até que todos os tratamentos sejam concluídos.

“Apesar de, em geral, serem preveníveis, as doenças bucais afetam milhões de pessoas em todo o Brasil. Exemplos dessas enfermidades são as cáries, a gengivite, a periodontite e o câncer de boca. São estas doenças que visualizamos com mais frequência nos atendimentos na Unidade Móvel Odontológica”, revela a odontóloga.

Segundo Daniela, fatores culturais, sociais e econômicos influenciam nos cuidados com a saúde, especialmente da boca, por isso, os profissionais que atendem na unidade móvel também enfatizam a importância da informação e da prevenção na saúde bucal. “Esta é a oportunidade que o trabalhador da construção civil tem de conhecer as doenças da boca, formas de prevenção, mudança de hábitos e valorização da higiene bucal”, destaca Daniela.

A Consciente Construtora é filiada ao Seconci Goiás desde 1991, ano de fundação da entidade. Outras construtoras interessadas em participar da ação de saúde bucal podem entrar em contato com a coordenação do projeto pelo e-mail coord.odonto@seconcigoias.com. Os requisitos para instalação da unidade móvel odontológica são: deve ser uma Empresa Seconci Goiás, ter espaço coberto compatível com o tamanho da unidade e com ponto de energia, ter rede de água e esgoto para o seu funcionamento.

Fonte: Surgiu/GO