Anualmente há o encontro dos Seconcis de todo o Brasil para a troca de experiências e informações. Neste ano, a Dra. Samantha, nossa coordenadora odontológica participou como mediadora da reunião dos dentistas que, entre vários assuntos discutidos, teve como pauta principal “A segurança do trabalhador como paciente no ambiente odontológico através das metas internacionais”.
As metas internacionais de segurança do paciente que, inicialmente foram elaboradas para ambientes hospitalares, são estendidas ao atendimento odontológico devido à complexidade dos procedimentos dentários. Mesmo na atividade ambulatorial, o atendimento odontológico pode ser comparado a um procedimento hospitalar no que tange a necessidade de cuidados pré-operatórios, o uso de anestesia e medicamentos, bem como a manipulação de sangue e saliva contaminados.
São metas internacionais de segurança ao paciente: a correta identificação do paciente, melhoria e eficácia na comunicação, segurança na administração de medicamentos de alta-vigilância, assegurar realização de cirurgias em local de intervenção correto, reduzir o risco de infecções associados aos cuidados de saúde e reduzir o risco de danos decorrente de quedas.
O encontro foi iniciado com uma apresentação do coordenador odontológico do Seconci de Belo Horizonte (MG), Dr. Sérgio Benjamim, sobre a importância de conhecer a satisfação do trabalhador referente ao tratamento odontológico que recebe. “Já que o atendimento é realizado para o trabalhador, é ele quem deve manifestar sua satisfação e sugerir melhorias. As pesquisas são realizadas pela assistente social em formato de uma breve entrevista para evitar qualquer constrangimento, caso o trabalhador não consiga ler e escrever”.
Além de Curitiba, participaram do evento representantes da odontologia dos Seconcis de Goiânia, Maringá, Londrina, Manaus, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia, Belo Horizonte, Blumenau, Joinville e Espirito Santo.
Fonte: Seconci-PR