Equipamento deve ter sua qualidade comprovada para evitar distorção nas lentes
Empresas e trabalhadores da construção civil não devem descuidar do uso correto dos óculos de proteção. A recomendação é do dr. Edgard Macedo, oftalmologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia da Saúde Ocular (10 de julho).
“É preciso atentar para a qualidade desses óculos antes de adquiri-los, de modo a evitar distorção nas lentes. Para os trabalhadores que usam óculos, vale a pena a empresa providenciar o equipamento de proteção com o grau do funcionário, e que tenha uma boa vedação”, orienta o oftalmologista.
Segundo o dr. Macedo, caso um corpo estranho entre no olho, a pessoa deve procurar um serviço de urgência de oftalmologia o mais rapidamente possível. O risco de não fazê-lo e passar apenas por um médico clínico é ser diagnosticado equivocadamente, agravando o problema. No Seconci-SP, o oftalmologista é acionado quando estes casos ocorrem.
“Adultos devem consultar anualmente o oftalmologista, ou a cada quatro a seis meses, caso tenham que tratar de patologias e prevenir problemas como glaucoma, catarata e degeneração macular. Exames oculares não devem ser feitos em óticas, pois só os oftalmologistas estão capacitados a interpretar seus resultados e prevenir precocemente problemas”, alerta o especialista.
Ele recomenda que se evite coçar os olhos. A higiene deve ser realizada com água corrente ou soro. Em caso de blefarite (inflamação da pálpebra), deve-se utilizar um shampoo neutro.
Cuidado com telas
Outro cuidado é não passar muito tempo olhando sem piscar para telas de celulares, computadores e TVs, o que resseca a córnea conjuntiva, irritando-a. Também não se devem usar colírios sem prescrição médica, uma vez que aqueles com corticoide podem aumentar a pressão ocular.
Para a saúde ocular, o oftalmologista aconselha uma alimentação equilibrada. Cenoura, abóbora, tomate, leite e fígado de boi, entre outros alimentos, têm vitamina A; óleos vegetais e gérmen de trigo, vitamina E; e peixes, ovos, carnes e cereais integrais, vitamina B12.
“Lentes de contato não devem ser utilizadas por períodos longos nem se deve dormir com elas, para evitar seu ressecamento. É preciso ter sempre óculos com grau atualizado para alternar com as lentes, as quais devem ter sua manutenção feita diariamente para evitar infecções”.
Portadores de diabetes devem manter as taxas de glicemia em nível saudável, para prevenir a cegueira, conclui o dr. Macedo.
Fonte: Seconci-SP