A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, no ano de 2019 e divulgada no final de 2020 apontou que menos da metade dos brasileiros (49,4%) se consultou com um dentista nos últimos 12 meses antes da entrevista. A pesquisa mostrou ainda que 14 milhões de brasileiros perderam todos os dentes.
Diante deste cenário preocupante, a Regional Sorocaba do Serviço Social da Construção Civil (Seconci-SP) está levando a canteiros de obras da região sua Unidade Móvel Odontológica (UMO), furgão adaptado e refrigerado para funcionar como um consultório, com cadeira odontológica e toda estrutura necessária para os atendimentos
De acordo com a gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, Ester de Matos Goncalves, na unidade móvel é possível realizar avaliações e procedimentos simples. Os casos mais complexos são encaminhados ao Ambulatório do Seconci. “A ida da unidade móvel, além de dar orientações sobre cuidados para reduzir problemas bucais e dentários, como fazer uma boa escovação, usar o fio dental e ter hábitos alimentares saudáveis, também tem a função de quebrar a resistência de trabalhadores que ainda têm medo da cadeira do dentista”, explica.
A Unidade Móvel Odontológica (UMO) deve percorrer obras de construtoras da região de Sorocaba durante todo o mês de julho para conscientizar os trabalhadores da construção civil sobre os impactos da saúde bucal também na qualidade de vida e na produtividade dos trabalhadores, que podem gerar absenteísmo e até comprometer os relacionamentos sociais.
As empresas interessadas em receber a Unidade Móvel Odontológica nos canteiros devem entrar em contato com o departamento comercial da Regional Sorocaba do Seconci-SP através do e-mail: sorocaba.seconci@seconci-sp.org.br ou do telefone: (15) 3042-1840.
Fonte: Seconci-SP