A saúde começa pela boca. Com essa afirmação, o supervisor do serviço de odontologia do Seconci-Rio, Leonardo Vieira, destaca o papel do paciente na prevenção de doenças bucais e da importância do olhar sistêmico do dentista durante as consultas.
De acordo com ele, é preciso que o profissional tenha o chamado olhar de saúde, verificando o paciente como um todo. “Muitas doenças podem ser diagnosticadas no consultório, então, a anamnese, que traça o histórico clínico do paciente, e a percepção das queixas que o paciente leva para a consulta são fundamentais para certos diagnósticos”, destaca ele, que também faz parte da equipe de dentistas do Seconci-Rio, lembrando que a prevenção deve ser uma preocupação de todos, evitando-se procurar o dentista apenas quando há alguma manifestação bucal.
Entre as principais patologias que podem ser detectadas em uma consulta odontológica, Leonardo aponta a anemia, doenças autoimunes, a hepatite C e até mesmo a leucemia. “Todas essas doenças possuem manifestações bucais. O desconforto na língua pode significar anemia, assim como um sangramento atípico, associado a outros sintomas, pode indicar leucemia e as aftas de repetição são comuns em quem tem doença autoimune”, explica.
As doenças que não envolvem manifestações bucais, como o diabetes e as doenças cardiovasculares, também podem ser detectadas em uma consulta. “Isso mostra a relevância da odontologia face a essas doenças e confirma que a saúde bucal pode interferir em outros órgãos”, acrescenta o dentista.
Outro ponto de atenção é o câncer de boca, tão pouco divulgado, mas com incidência significativa entre homens acima de 40 anos. De acordo com Leonardo, o tabagismo é a causa principal deste tipo de câncer, associado ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e a uma má higiene bucal. “Todos que são diagnosticados são ou já foram fumantes”, alerta ele, sinalizando que os sintomas incluem feridas na região bucal que não cicatrizam, aumento de tecidos gengivais ou inchaços, manchas brancas ou vermelhas, em qualquer região da boca, e dor sem razão aparente.
Quando o assunto é saúde bucal, a prevenção deve ser a palavra-chave. É essencial fazer visitas regulares ao dentista, pelo menos a cada seis meses, pois é ele quem vai identificar os principais problemas relacionados com a saúde dos dentes, da boca e de forma geral.
As consultas odontológicas do Seconci-Rio acontecem na sede, mas também há pontos de atendimento em Niterói, São Gonçalo, Jacarepaguá e na Barra da Tijuca. Para mais informações e agendamento, entre em contato pelo whatsapp (21) 2101.2555
Fonte: Seconci-RIO