A procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho 10ª Região, Helena Fernandes Barroso Marques, esteve no Seconci-DF na quinta-feira, 25 de agosto, conhecendo as instalações e o trabalho feito pela entidade. Na ocasião, foram apresentadas as áreas de atuação da entidade, as instalações da Policlínica do Trabalhador da Construção Civil, que ampliou os atendimentos em medicina assistencial aos trabalhadores da construção civil, e, no final da visita, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Procuradoria o Seconci.
A Policlínica do Trabalhador da Construção foi um projeto beneficiado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que destinou recursos para construção das instalações e compra de equipamentos. “O Ministério Público do Trabalho (MPT) destina essa verba vinda por meio de TACs em benefício do próprio trabalhador. As empresas e instituições cadastram seus projetos junto ao MPT e é feito todo o acompanhamento para verificar a efetiva destinação da verba. Percebemos como o trabalhador que utiliza o Seconci tem sido beneficiado por essa destinação e a intenção é prosseguir com mais projetos e mais benefícios para o trabalhador”, explicou a procuradora-chefe Helena Fernandes Barroso Marques.
O presidente do Seconci-DF, Marcelo Machado Guimarães, ressaltou a importância da visita para o Seconci. “A visita foi importante porque mostra a confiança do MPT para com nossa entidade e também pela assinatura do Acordo de Cooperação por meio do qual ficará o Seconci responsável pela elaboração dos programas ocupacionais da PRT 10ª Região”, disse Marcelo.
Presente na visita da procuradora, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sticombe), Raimundo Salvador, elogiou a ampliação dos serviços prestados em medicina assistencial em prol do trabalhador da construção civil. “É uma satisfação muito grande ver que o Seconci, por meio da parceria com o MPT, vai aumentar o escopo de serviços prestados aos nossos trabalhadores. É importante porque vai valorizar o trabalhador, sua saúde e a segurança nos ambientes de trabalho”, falou Salvador.
Para o vice-presidente do Sinduscon-DF, José Antônio Bueno Magalhães, é importante que todos trabalhem juntos pela melhoria da construção e elogiou a parceria do Seconci com o MPT. Esse tipo de parceria é sempre bem-vinda porque une todos os organismos que compõem a cadeia da construção para o mesmo fim que é a valorização dos trabalhadores”, ressaltou Magalhães.
Estiveram presentes na visita, Izidio Santos Júnior (presidente da Terracap e ex-presidente do Seconci-DF), Francisco Machado (presidente do Senge-DF), Hamilton Lourenço Filho (Diretor técnico da Terracap), Deyr Corrêa (ex-presidente do Seconci-DF), além da Diretoria Executiva, dos Gerentes e Coordenadores da entidade.
Fonte: Seconci-DF