Seconci-DF: Mulheres que lideram

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O dia 8 de março é conhecido internacionalmente pela comemoração ao Dia da Mulher. Essa data é lembrada pela importância e pelas conquistas femininas ao longo dos anos. Seja na vida pessoal, na vida profissional, as mulheres estão conquistando seu espaço e mostrando que são capazes de irem cada vez mais longe.

O Seconci-DF se orgulha de ter mais de 60% de sua força de trabalho feminina em diferentes cargos, inclusive em todas as gerências técnicas, além de contar com representação na Diretoria Executiva da entidade. “Tenho muito orgulho em poder participar da Diretoria dessa entidade e mostrar que a mulher pode estar onde ela quiser e alcançando, cada vez mais, novos espaços demonstrando sua inteligência, sabedoria e poder de liderança”, conta Mirelle Corrêa, diretoria do Seconci-DF.

Na parte técnica da entidade, o comando está a cargo de quatro mulheres: Geórgia Grace, gerente geral; Juliana Moreira de Oliveira, gerente de segurança do trabalho; Maria Inêz Larangeiras, gerente de medicina do trabalho e pioneira no atendimento ecográfico em urologia em Brasília; Mára Lúcia Campos, gerente de odontologia.

O trabalho feminino está presente também na coordenação técnica. Seja na coordenação de medicina, no atendimento de serviço social e no atendimento direto ao trabalhador com o corpo clínico e na parte de serviços administrativos. Na diretoria, junto à Mirelle, estão Joana D’Arc de Almeida e Helena Mazzaro Peres.

Confira o depoimento das gerentes sobre a importância da data e do cargo que ocupam:

“Nos anos 60, quando os conselhos de Odontologia foram criados, 90% do mercado era composto por homens, hoje essa realidade é bem diferente, temos 381 mil profissionais do sexo feminino atuando em todo país. Hoje a Odontologia tem sua ampla maioria composta por mulheres, em várias especialidades, que com seu trabalho, estudo, empreendedorismo e dedicação estão conseguindo um grande avanço e representatividade, em várias áreas como: grupos de estudos e pesquisas científicas, lideranças políticas e sindicais, coordenações Municipais e Estaduais de Saúde, nos conselhos de Odontologia, coordenação geral de Saúde Bucal do Ministério de Saúde entre outros”, MÁRA LÚCIA CAMPOS, Gerente de Odontologia do Seconci-DF

“A mulher possui um perfil mais detalhista e observador que facilita em seu papel de gestora, além do lado protetor que contribui para o bom desempenho e trabalho em equipe. Tenho muito orgulho da minha equipe e do trabalho que desenvolvemos na área da engenharia de segurança do trabalho no Seconci-DF. Por falar em engenharia, ver o aumento de mulheres engenheiras e construindo mais espaços e inspirando novas mulheres é muito gratificante porque traz esse lado humano para o setor da construção como um todo” JULIANA MOREIRA DE OLIVEIRA, Gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF

“Eu fui a primeira mulher no atendimento ecográfico na área de urologia Distrito Federal. Nessa época, o ambiente era predominantemente masculino e, quando os pacientes viam que eram uma mulher, ficavam mais tranquilos durante os procedimentos. Hoje, atuando na gerência médica do Seconci, num ambiente considerado masculino como é a construção civil, mostramos que é possível quebrar barreiras e vencer desafios”, MARIA INÊZ LARANGEIRA, gerente de Medicina do Seconci-DF

“O princípio feminino, conforme descreve a psicologia, é aquele aspecto em nós que tem contato com o mundo emocional. É aquele princípio que nutre, acolhe e cuida. Sob essa perspectiva, visualizamos a missão institucional do Seconci como uma missão com forte influência do princípio feminino, pois nossa casa tem essa vocação: acolher e cuidar dos trabalhadores da construção” GEÓRGIA GRACE, gerente geral do Seconci-DF.

Fonte: Seconci-DF