Na data em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, o Sinduscon-PR lançou oficialmente o Programa Saúde para a Mulher da Construção. Por meio do Seconci-PR (serviço social do Sinduscon), foi contratada uma médica ginecologista para prestar atendimento especializado às funcionárias de empresas associadas.
Este atendimento faz parte de um leque de serviços na área de medicina assistencial e ocupacional prestado pelo Seconci-PR, custeado pelas empresas associadas, ou seja, sem custo para as trabalhadoras.
O presidente do Sinduscon/Seconci-PR, Carlos Cade, destacou que esta iniciativa faz parte de um programa maior focado nas áreas da saúde, educação e cidadania. “As mulheres estão cada vez mais percebendo na indústria da construção uma oportunidade para fazer carreira e crescer profissionalmente. Hoje vemos muitas trabalhadoras em várias atividades nos canteiros de obras, melhorando em vários aspectos o ambiente laboral, desde a questão da organização até o respeito entre os colaboradores”, frisa.
A Superintendente Sesi, IEL e Diretora Regional do Senai Paraná na FIEP, Fabiane Franciscone, reforçou a parceria entre as entidades e aproveitou a oportunidade para divulgar uma agenda de cursos técnicos destinados para as mulheres que desejam se qualificar na indústria da construção.
“Muito importante este programa por incentivar as mulheres a cuidarem si, já que são elas que geralmente cuidam de toda a família. E é fundamental motivá-las a estudar e ter um olhar atento à trajetória profissional, para construir uma carreira e terem independência financeira, o que é essencial para a identidade da mulher”, considera Fabiane.
CURSOS GRATUITOS: Leitura e Interpretação de Projetos, Manutenção em Instalações Elétricas, Sistemas Hidráulicos, Aplicação de Revestimento Cerâmico e Eletricista Básica Residencial são alguns dos cursos técnicos gratuitos destinados para mulheres, anunciados pela Federação, com início em abril. A relação completa está disponível no site do Sinduson-PR.
ELAS NA CONSTRUÇÃO: Segundo a RAIS 2021, do Ministério do Trabalho, há cerca de 250 mil mulheres trabalhando na construção civil em todo o Brasil. Com quase 13 mil trabalhadoras atuando no setor, o Paraná é o 4º estado do País que mais emprega mão de obra feminina, ficando atrás apenas de SP, RJ e MG.SECONCI-PR: Empresas associadas à entidade já podem efetuar agendamento com a ginecologista Dra. Andrea Romagna para suas colaboradoras. Ela prestará atendimento a partir do dia 14 de março, todas as terça e quintas-feiras, das 8 às 12h, e todas as quartas-feiras, das 15h às 19 horas. O telefone para contato é (41) 3051-4388.
SECONCI-PR: Empresas associadas à entidade já podem efetuar agendamento com a ginecologista Dra. Andrea Romagna para suas colaboradoras. Ela prestará atendimento a partir do dia 14 de março, todas as terça e quintas-feiras, das 8 às 12h, e todas as quartas-feiras, das 15h às 19 horas. O telefone para contato é (41) 3051-4388.
Fonte: Seconci-PR