Canteiros de obras têm se tornado cada vez mais seguros com o apoio de um programa setorial que visa prevenir acidentes de trabalho. É o caso do ‘Obra Mais Segura’, uma iniciativa do SESI, entidade da FIESC, e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), que conta com a participação de profissionais da construção civil e de especialistas em saúde e segurança para promover ambientes mais seguros. O programa foi apresentado na reunião da Câmara da Indústria da Construção Civil da FIESC, no dia 23.
O programa consiste em transformar profissionais do canteiro de obras em “Supervisores Obra Mais Segura”, conhecidos como SOMAS. Estes agentes realizam inspeções com o objetivo de garantir a conformidade legal e evitar riscos graves e iminentes.
Para as obras que mantêm de forma contínua estas condições, o programa realiza a certificação do canteiro com o selo ‘Obra + Segura’ e promove ações voltadas à saúde do trabalhador. O reconhecimento é uma forma de valorizar os canteiros de obras que possuem boas práticas e mantém um padrão elevado de segurança.
De acordo com a gerente de saúde e segurança na indústria, Sendi Lopes, o programa apoia no cumprimento das legislações de SST vigentes, além de prevenir acidentes e elevar a segurança jurídica. “Indústrias de qualquer porte podem ter uma atuação proativa e preventiva para segurança de seus trabalhadores com o apoio do programa. Isso favorece o aumento de produtividade e reduz os custos associados a afastamentos, multas e ações trabalhistas, por exemplo”, destaca Sendi.
Para aderir ao programa Obra Mais Segura, basta procurar o SESI ou Seconci mais próximo.