Ao longo do mês de maio, o Seconci-SP – Serviço Social da Construção Civil promoveu uma série de palestras sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos para trabalhadores de empresas contribuintes. Gratuitas, as ações foram realizadas em diversos canteiros de obras da cidade de Bauru sob a coordenação da enfermeira Maria Julia Menon, funcionária da entidade.
Foram expostas opções de métodos contraceptivos disponibilizados gratuitamente pelo SUS, como preservativo, pílula anticoncepcional, dispositivo intra-uterino (DIU), anticoncepcionais injetáveis, entre outros. Também foi debatida a importância do planejamento familiar para a saúde e bem-estar, abrangendo questões sociais, financeiras, autonomia do casal e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Até o momento, a ação passou por seis canteiros do município, seguindo para mais duas palestras marcadas para os dias 26 e 29.
“O planejamento familiar é imprescindível para um vida plena e feliz, onde o casal pode exercer seu direito de escolha e idealizar o momento adequado, caso seja sua vontade, para a concepção de seus filhos. Garantir que a família tenha boas condições financeiras e psicológicas para acolher uma criança é de extrema importância, tanto para os pequenos, quanto para o casal em si”, afirma a enfermeira Maria Julia Menon. “Para além dos filhos, o uso de preservativo diminui os riscos de contágio por Infecções Sexualmente Transmissíveis, que prejudicam a saúde e qualidade de vida do trabalhador”, completa.