O Seconci-Rio foi convidado a participar, no dia 13 de junho, de uma ação setorial especial para a Construção Civil, organizada pelo Ministério do Trabalho, por meio da seção de fiscalização de SST no Estado do Rio, com o objetivo de atualizar profissionais da área quanto ao efetivo gerenciamento de riscos ocupacionais, trazendo a reflexão e o conhecimento quanto à importância do cuidado com a saúde e segurança nos canteiros de obra.
O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre profissionais de SST e de RH, prontos para ouvir os esclarecimentos sobre as mudanças e pontos de atenção das novas NRs 01, 07 e 18, principalmente no que diz respeito ao PCMSO e ao PGR. Pelo Seconci-Rio, o superintendente, Lysio Séllos, falou sobre as ações da entidade relacionadas aos programas ocupacionais, enquanto Gilda Maria, gerente médica de saúde, explicou detalhes sobre o PCMSO, em relação ao planejamento e à execução, assim como frisou o quanto um exame ocupacional de qualidade é fundamental para este cuidado com os trabalhadores.
Sobre o PGR, ela foi categórica ao dizer que os tempos mudaram e que este documento não deve ser visto como “de gaveta”. “É preciso rever cada mudança na obra e ter o PGR sempre atualizado, com tudo discriminado sobre a vida do trabalhador e o que ele vai percorrer no canteiro. O risco controlado nas obras é fundamental”, afirmou Gilda, concluindo; “Vamos cuidar melhor dos nossos trabalhadores, ter critérios nos exames e encaminha-los a médicos éticos e eficazes”.
Também participaram da ação os auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho, Ana Luiza Horcades, chefe da seção de fiscalização de SST no Estado do Rio, Karla Aragão, coordenadora do projeto Construção civil no Rio de Janeiro, e Serafim Neto, chefe de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio (SRTE).