Ranger, apertar e comprimir os dentes com força, geralmente durante o sono, é bruxismo e precisa ser tratado por um cirurgião-dentista.
O alerta é da dra. Juliana Mateus Natividade, odontologista do Seconci-SP. Ela explica que, após exame clínico, o cirurgião-dentista pode indicar o uso de placas interoclusais de acrílico na boca, principalmente durante o sono, para impedir que os dentes entrem em atrito, evitar os desgastes e relaxar a musculatura da face.
A boa notícia é que o Seconci-SP acaba de adquirir um equipamento que confecciona estas placas. Trata-se de uma plastificadora a vácuo, com o uso em Odontologia de uma técnica já amplamente utilizada e explorada na indústria de manufatura, conhecida como Vacuum Forming ou Termoformagem. Ela alia a precisão técnica ao baixo custo na confecção das peças. Por tais características, a termoformagem pode ser utilizada para a produção de grandes quantidades de modo personalizado (consultórios e laboratórios), situações estas que exigem precisão, beleza, durabilidade e resistência.
Sintomas
De acordo com a dra. Juliana, a maioria das pessoas descobre que sofre de bruxismo quando alguém lhe conta sobre os ruídos emitidos pelo ranger dos dentes durante o sono.
O cirurgião-dentista avalia se há desgastes dos dentes ou alguns outros sintomas, tais como:
- Dores de cabeça, nos músculos faciais e doenças gengivais.
- Ao movimentar a mandíbula, estalo na região da articulação temporomandibular (ATM – encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca).
- Inchaço ocasional na mandíbula, devido ao se apertar os dentes.
- Restaurações quebradas ou gengiva ferida.
- Dificuldades no sono.
“Além do uso de placas, o dentista também poderá realizar a correção da oclusão através de aparelho ortodôntico e/ou de reabilitação protética. Estas opções permitem o bom posicionamento dos dentes, distribuindo de forma uniforme todos os esforços da mastigação”, prossegue a dentista.
Segundo a dra. Juliana, diminuir o estresse e praticar exercícios físicos também ajuda no tratamento do bruxismo. “Relaxantes musculares também podem ser prescritos, e uma boa noite de sono é muito importante para o bem-estar em geral.”
Fonte: Seconci-SP