O Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) recebeu no dia 29/06 cerca de 70 mulheres de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, do Projeto Mão na Massa para treinamento sobre a NR-18, com foco na prevenção de acidentes nas obras.
O treinamento foi ministrado pelo analista de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Seconci-Rio, João Gomes, com abordagens sobre noções de segurança, com base nas diretrizes da NR-18, e atividades práticas sobre avaliação e gerenciamento de riscos, com foco em trabalho em altura, eletricidade e outros pontos de atenção.
Para a futura pedreira, Roseli de Carvalho, uma das participantes do projeto, o treinamento foi fundamental para o aprendizado de como garantir maior segurança quando se está no canteiro de obras. “Vou precisar muito de tudo que ensinaram”, afirmou ela, que vem de uma família em que a maioria dos membros atua nessa área. “Me identifico e vou seguir esse caminho também”, disse.
“Eu gostei muito e, com certeza, tudo que aprendi aqui vai agregar na minha profissão”, ressaltou Aline Campos, que está se capacitando para ser pedreira, profissão que considera mostrar o empoderamento das mulheres. “Acho lindo mulheres na construção civil. Mostra que podemos estar onde quisermos”, enfatizou.
Dez anos de parceria entre Seconci-Rio e Mão na Massa
A parceria do Seconci-Rio com o Projeto Mão na Massa já dura mais de dez anos. Para o superintendente da entidade, Lysio Séllos, esse é um compromisso especial, pois fecha um ciclo importante para as mulheres que querem ingressar no setor. “O Seconci oferece esse treinamento de NR-18, que é fundamental para que elas tenham noção de como garantir a saúde e a integridade física, quando estiverem nos canteiros de obra. É um conteúdo que complementa a profissionalização delas”, destacou.
O Projeto Mãos na Massa transforma a vida de mulheres, preparando-as para atuar na construção. Idealizado pela engenheira civil Deise Gravina, possui uma vasta grade de atividades para profissionalização nas funções de eletricista, pedreira, carpinteira de obra e pintora. Milhares de mulheres já se formaram pelo projeto e podem participar aquelas que possuem de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Fonte: CBIC