Realizado no último sábado (19), este ano, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2023, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com diversas entidades, recebeu 17.535 trabalhadores e familiares e realizou mais de 45 mil atendimentos. A ação acontece há mais de 15 anos para promover atividades de cidadania, lazer e saúde aos trabalhadores do setor da construção e seus familiares.
Nesta edição, a campanha teve como tema “Construindo dias melhores. Juntos”, para reforçar o respeito, a segurança, a inclusão e o bem-estar no ambiente profissional. Presente em 13 estados, contou com a participação de 15 entidades, mais de 140 parceiros e mais de 1.700 voluntários, que viabilizaram este grande evento.
As três cidades que receberam maior público foram Belém-PA, com 3 mil trabalhadores e familiares, Rio Branco-AC com 2.500 e Maceió-AL, com 2.200. Em número de atendimentos, as cidades que mais se destacaram foram Cascavel-PR (11.180), Fortaleza-CE (7.819) e Belém-PA (7.076).
Durante o encontro, as entidades disponibilizaram, gratuitamente, além de atividades de lazer, ações de saúde como vacinação, aferição de pressão e verificação de glicemia, e de cidadania, com a emissão de RG.
A iniciativa atua, anualmente, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Para 2024, o presidente da CBIC, Renato Correia, fez um apelo para que todos os estados participem da iniciativa. “Este é um evento muito importante, e os trabalhadores merecem esse reconhecimento. Ano que vem queremos estar em todos os estados brasileiros”, disse.
Confira abaixo as entidades participantes da ação em 2023:
- Ademi-AL
- Sinduscon-AM
- Sinduscon-BA
- Sinduscon-Brusque-SC
- Sinduscon-Caxias
- Sinduscon-CE
- Sinduscon-MA
- Sinduscon-PA
- Sinduscon-PR/NOR
- Sinduscon-PR/OESTE
- Sinduscon-RIO
- Sinduscon-RR
- Sinduscon-SF
- Sinduscon-PI
- Sinduscon-AC
A ação tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).
Fonte: Agência CBIC