O Serviço Psicossocial da instituição expandiu o calendário e quantidade de palestras para conversar com os trabalhadores sobre saúde mental por causa do alta procura
Desde o início de setembro, os profissionais do Seconci-DF estão percorrendo canteiros de obras em várias regiões do Distrito Federal falando sobre Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida. Esse trabalho está sendo realizado pela equipe do serviço psicossocial composta por uma assistente social, uma psicóloga, além do auxílio da área médica, por meio do Seconci Presente.
Até o final de setembro, estão programadas mais seis palestras. Com isso, o mês deverá fechar com 13 palestras em 13 obras diferentes. Mais de 7 mil trabalhadores foram sensibilizados em temas diversos nos primeiros 5 meses de atuação do Serviço Psicossocial . “O mês de setembro é, por si só, um período em que falamos sobre prevenção à vida e também sobre a saúde mental dos trabalhadores e a procura mostra o tanto que é importante debater e falar sobre a prevenção ao suicídio e da valorização dos trabalhadores da construção”, explica a psicóloga do Seconci-DF, Flávia Ferraiolo.
O trabalho psicossocial do Seconci-DF atua na promoção da saúde física e mental dos trabalhadores da construção do DF. De acordo com a assistente social da instituição, Roseane dos Santos, é primordial que as empresas abracem essa causa e a importância de ter atenção à saúde dos seus colaboradores. Com a atuação do Seconci-DF, essa parceria pode ser um plus na valorização da mão de obra e dos profissionais que constroem Brasília. “Nosso entendimento é de parceria, quando as empresas nos solicitam e a gente vai até o ambiente de trabalho. Quem precisa de ajuda se sente valorizado e, às vezes, com a presença do Seconci, se permite falar das suas dores e dos problemas que estão ocorrendo, seja com ele ou com seus familiares”, disse Roseane.
Conheça uma história de prevenção de suícidio onde o Seconci-DF esteve presente:
As empresas que ainda não conhecem o atendimento psicossocial do Seconci-DF podem solicitar o benefício, sem nenhum custo, pelo e-mail social@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 3399-1888 211.
Fonte: Seconci-DF