O assédio no ambiente laboral traz preocupação para gestores, colaboradores e para o governo. O assunto é tão sério que se tornou o foco principal de uma alteração recente na Norma Regulamentadora 5 (NR 5), que estabelece as diretrizes para a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas empresas.
Para além dos acidentes, a CIPA passou a contemplar medidas de prevenção e combate ao assédio sexual, moral ou qualquer outro tipo de violência no ambiente de trabalho e o tema passou a ser obrigatório na programação das Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPATs), cuja organização é uma das atribuições da Comissão.
A supervisora do Departamento de Segurança do Trabalho do Seconci-MG, Andreia Darmstadter, vem recebendo vários pedidos de palestras para explicar o assunto. Neste mês de setembro, a especialista em segurança do trabalho realizou sete palestras que abordaram esta temática, alcançando um público de mais de 800 ouvintes. Andreia falou sobre a necessidade das empresas incluírem regras de conduta a respeito do assédio sexual e outras formas de violência nas suas diretrizes e políticas internas, garantindo que elas sejam amplamente divulgadas e difundidas entre os empregados, independente de sua hierarquia na organização.
Com o tema “Segurança e respeito para todos”, o grupo EPO promoveu, em todas as suas obras, entre os dias 18 e 22 de setembro, uma semana intensa de palestras, que despertaram uma reflexão sobre saúde, segurança no trabalho, prevenção de acidentes e ao assédio em suas diversas formas – assunto tratado pela supervisora do Seconci-MG.
O comportamento seguro e o compromisso de cada trabalhador e gestor para a prevenção de acidentes também ganharam destaque em palestras e ações interativas, como a presença da personagem “Morte”, personificada pela atriz Letícia Vieira, integrante do grupo de produção audiovisual Todo Cultura, contratado pela empresa para realizar intervenções cênicas entre as apresentações dos palestrantes. De forma lúdica, a personagem interagiu com os participantes, chamando a atenção para atos ou atitudes que podem gerar incidentes ou mesmo acidentes graves, colocando em risco a própria saúde e integridade física, bem como a dos colegas de trabalho, podendo culminar na perda da vida.
Para solicitar palestras sobre temas que abrangem a segurança no trabalho, inclusive sobre o envolvimento da CIPA com a prevenção ao assédio, as empresas cadastradas no Seconci-MG podem entrar em contato com o departamento de Segurança do Trabalho através do telefone (31)3449-8032. As solicitações também podem ser encaminhadas para o e-mail seguranca@seconci-mg.org.br. No caso da palestra sobre assédio, é fundamental que a empresa solicitante já tenha definido uma conduta interna sobre como irá lidar com esta questão, para que o conteúdo abordado esteja em sintonia com seus procedimentos operacionais na ocorrência de uma situação de assédio.
Para contratar produções do grupo Todo Cultura (intervenções cênicas, produção de vídeos customizados etc), os interessados podem entrar em contato através dos telefones: (31)3032-0462 (Escritório), (31)99159-6927 (Geraldo) ou (31)98454-4799(Rangel). O grupo é parceiro do Seconci-MG e concede desconto no valor do investimento para empresas associadas à entidade e ao Sinduscon-MG. Informações sobre o grupo podem ser buscadas no site da empresa (www.todocultura.com.br) e no YouTube (@todocultura8509).
Fonte: Seconci-MG