Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama: prevenção e consultas periódicas são fundamentais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, celebrado em 19 de outubro, reforça-se a importância da prevenção e da consulta periódica ao médico para a detecção precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, em escala global, representando cerca de um quarto de todos os casos de câncer. No Brasil, estima-se quase 60 mil novos casos por ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A detecção precoce é um dos pilares fundamentais na luta contra o câncer de mama e, por isso, as consultas periódicas para esse diagnóstico precoce não podem ser deixadas de lado. Exames como a mamografia são vitais para identificar qualquer alteração nas mamas em estágios iniciais, aumentando significativamente as chances de tratamento eficaz e, consequentemente, reduzindo a mortalidade. Adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, atividade física regular e evitar o consumo de álcool e tabaco, são medidas que somam à prevenção.

Além dos exames e do estilo de vida, a prática do autoexame é uma ferramenta valiosa na prevenção. Conhecer o próprio corpo e perceber qualquer mudança nas mamas são atitudes que fazem com que as mulheres ajam proativamente, buscando assistência médica quando necessário. No Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, reafirmamos a importância da conscientização e do engajamento de todos na promoção da saúde e no combate a essa doença que impacta a vida de tantas mulheres.

Consultas no Seconci-Rio

Para incentivar essa cultura de prevenção, o Seconci-Rio oferece consultas em ginecologia, serviço essencial para as mulheres que buscam cuidar de sua saúde de forma preventiva. No atendimento, é possível realizar o exame preventivo não só do câncer de mama, como também de várias outras doenças, inclusive realizando o exame colpocitológico (preventivo de colo do útero).

Essas consultas são um passo importante na promoção da saúde, proporcionando orientação e exames especializados que contribuem para uma vida mais saudável e consciente. Neste Outubro Rosa, reafirmamos a importância da conscientização e do engajamento de todos na promoção da saúde e no enfrentamento desta doença.

Fonte: Seconci-Rio