Juntos pela prevenção de acidentes de trabalho – escavações e soterramentos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Você sabia?

No dia 17 de outubro de 2023, QUATRO trabalhadores MORRERAM SOTERRADOS na construção de um supermercado em Minas Gerais. Infelizmente, o SOTERRAMENTO é um tipo de acidente que acontece com frequência, no país inteiro, em razão da ausência da adoção das medidas de prevenção.

O que fazer para evitar estes acidentes de trabalho?

As escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) devem ser protegidas com taludes ou escoramentos definidos em projeto elaborado por profissional legalmente habilitado e devem dispor de escadas ou rampas colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.

Talude é uma inclinação ou declive íngreme em um terreno ou superfície (resultado de uma escavação em solo com determinada inclinação). O ângulo do talude deve ser cuidadosamente calculado para garantir estabilidade e segurança da estrutura ou do terreno adjacente.

Escoramento em escavações é o processo de fornecer suporte temporário e estruturas de contenção para evitar desmoronamentos ou deslizamentos de terra durante a escavação.

Toda escavação com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) somente pode ser iniciada com a liberação e autorização do profissional legalmente habilitado, atendendo o disposto nas normas técnicas nacionais vigentes.

Não realize escavações com profundidade superior a 1,25 m (um metro e vinte e cinco centímetros) sem a adoção das medidas de prevenção. Elas salvam vidas.

Fonte: CPR-DF