Dezessete canteiros de obras, 5 personalidades, 1 Fórum de 5 entidades e 3 empresas venceram o 7º Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho, e foram homenageados em vibrante solenidade que reuniu 500 pessoas na Casa Charlô, em 27 de novembro, em São Paulo.
Ao abrir a premiação, Maristela Honda, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), destacou que foram premiadas “empresas que conjugam o verbo cuidar”, adotando práticas de Saúde e Segurança do Trabalho que avançam além do que exigem as Normas Regulamentadoras.
“O Prêmio Seconci-SP é amplamente reconhecido. A premiação não é em valores. É prestígio! É atestado de qualidade. Estão representadas aqui empresas que orgulham seus gestores e profissionais. Considero todos vocês vencedores!”, afirmou Maristela.
A presidente enfatizou que, na qualidade de primeira mulher a presidir o Seconci-SP, tem procurado reforçar o atendimento humanizado da entidade às empresas e seus trabalhadores.
“Intensificamos o uso da tecnologia para cuidar melhor e deixar um legado para as próximas gestões. Desenvolvemos ações de valorização da mulher, que representa hoje 80% dos nossos colaboradores. Ampliamos e especializamos nossas áreas assistenciais, que hoje são 21 especialidades médicas. Levamos aos canteiros de obras temas de saúde e segurança. O Seconci-SP investe em eficiência! O Seconci-SP inova!”
Referindo-se às boas práticas ESG, Maristela salientou que “o DNA do Seconci-SP está na Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, e de Governança. Nossa expertise em saúde e segurança do trabalho vem sendo estendida por nós a outros setores. Mas temos muito a melhorar. E faremos mais!”
Perspectivas
Em palestra na solenidade, o economista Ricardo Amorim comentou que os próximos anos serão de crescimento da economia do país, com a construção civil puxando esse crescimento. Atribuiu essa previsão a dois fatores: queda da inflação, levando à diminuição dos juros e à consequente facilidade de acesso ao crédito, com mais consumo e geração de emprego: e investimentos estrangeiros, por ser o Brasil o país emergente com menor risco em comparação aos demais.
Entre outras autoridades, compareceram ao evento o deputado federal Vitor Lippi; o deputado estadual Eduardo Nóbrega; o secretário municipal da Prefeitura de Sorocaba, Paulo Henrique Marcelo; o superintendente de Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo, Rodrigo Vaz, e o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese. Também compareceram presidentes de diversas entidades das áreas de construção civil e de segurança do trabalho.
A festa encerrou-se com um show da cantora Luiza Possi, seguido de coquetel.
“Todos são vencedores”
A íntegra do discurso da presidente do Seconci-SP, Maristela Honda, é a seguinte:
“Boa noite. Que bela festa! É uma alegria poder reunir nesta noite, tão bonita, amigos, colegas, empreendedores de nosso setor.
A construção civil é uma força que impulsiona o país. Um setor forte! Um setor que desafiou e venceu os piores momentos da nossa economia. Um setor que mostrou sua bravura em um passado tão recente.
É com admiração que eu digo: sejam bem-vindos ao 7ª Prêmio Seconci-SP de Saúde e Segurança do Trabalho.
Eu e meus conselheiros nos esforçamos para retomar esta premiação. Uma celebração interrompida por três anos de pandemia. Um tempo sofrido, mas com o Seconci-SP sempre atuante enquanto outras atividades fechavam. Um país quase parando, enquanto a construção civil avançava com segurança.
Realizamos ações preventivas sérias! Juntamente com o SindusCon-SP e o Sintracon-SP, fizemos o dever de casa, criando normas e protocolos. O resultado foi colhido nos canteiros de obras em que o Seconci-SP esteve presente.
Nesses dolorosos anos, a experiência do Seconci-SP foi decisiva. Nosso setor trabalhou para garantir que o Brasil não parasse! Um sucesso gratificante a todos nós!
Hoje, celebramos a 7º edição do Prêmio Seconci-SP, que vem com novas categorias e novas premiações. Destacamos a evolução das empresas em saúde e segurança do trabalho. O prêmio é fruto de uma avaliação detalhada, rigorosa, que deve ter tirado o sono de alguns jurados. Só para esclarecer, os jurados são avaliadores conceituados e independentes, a quem agradecemos.
Os prêmios de hoje destacam empresas que conjugam o verbo cuidar. Práticas modernas que avançam além do que exigem as normas.
Vamos lembrar que as primeiras normas regulamentadoras foram criadas na década de 70, e vieram evoluindo.
Nos anos 80, o SindusCon-SP e o Sintracon-SP instituíram melhorias para além das normas, mas com o Seconci-SP sempre presente. A introdução do café da manhã nos canteiros de obras é um grande exemplo disso.
Nos anos 90, foi criada a Comissão Permanente Nacional Tripartite da NR-18. Governo, trabalhadores e empregadores puderam discutir e propor novas melhorias. O trabalhador teve que abraçar as boas práticas de saúde e segurança e o empresário passou a entender que essas ações não eram gastos, mas investimentos.
Foi assim que nasceu o primeiro Prêmio Seconci-SP em 2012.
No ano que vem, o Seconci-SP completa 60 anos. Uma organização jovem. Dinâmica. Atenta às necessidades do setor.
Como primeira mulher a presidir o Seconci-SP, tenho procurado reforçar o atendimento humanizado para as empresas e seus trabalhadores.
Intensificamos o uso da tecnologia para cuidar melhor e deixar um legado para as próximas gestões. Desenvolvemos ações de valorização da mulher, que representa hoje 80% dos nossos colaboradores. Procuramos aperfeiçoamento nas comissões que discutem leis e normas regulamentadoras. Ampliamos e especializamos todas as nossas áreas assistenciais que hoje, são 21 especialidades médicas. Levamos aos canteiros de obras temas de saúde e segurança. O Seconci-SP investe em eficiência! O Seconci-SP inova!
O DNA do Seconci-SP está na Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, e de Governança. Não é à toa que a nossa expertise em saúde e segurança do trabalho vem sendo estendida, por nós, a outros setores.
Mas temos muito a melhorar. E faremos mais!
O Prêmio Seconci-SP é amplamente reconhecido. A premiação não é em valores. É prestígio! É atestado de qualidade.
Estão representadas aqui, nesta noite, empresas que orgulham seus gestores e corpo de profissionais. Eu considero todos vocês vencedores! Participarmos juntos dessa premiação é algo que enobrece!
Este é o universo Seconci-SP. Empresas exemplares! Salvando vidas, construindo o Brasil!”
Conheça os premiados
Consagraram-se vencedores da premiação, por categorias, e nas seguintes regiões:
Controle da Saúde no Canteiro
- Residencial Príncipe da Holanda, Presidente Prudente, MRV
- Residencial Lago de Tune, Sorocaba, MRV
- Alenza Cambuí Campinas, Tegra
- Terrazo Ipiranga, São Paulo, MRV
- Universo Tatuapé Esfera, São Paulo, Tegra
Controle de Riscos no Canteiro
- Residencial Ares Araraquara, MRV
- Residencial Berati Bauru, MRV
- Yard Cambuí Campinas, Tegra
- KZ Santos, Kallas
- MC Vila Sonia, São Paulo, Árbore Engenharia
- Ária Higienópolis, São Paulo, Tegra
Gerenciamento Ambiental do Entorno da Obra
- Reserva das Íris, Ribeirão Preto, MRV
- Residencial Jardim Verona, São José do Rio Preto, MRV
- Joy Garden, Campinas, MRV
- Castell Di João Paulo, Santos, Macuco
- Residencial São Pedro, Poá, MRV
- L´Harmonie Vila Mariana, São Paulo, Tegra
Melhores Práticas para Combate à Covid-19
- Direcional Engenharia
- FR Instalações
- Pacaembu Construtora
Trabalhadora Modelo
- Silmara Giseli Fioravante, Pacaembu Construtora
Profissional de SESMT – Destaque
- Anderson Lorasque, Forcasa
Profissional de RH – Destaque
- Alessandro Xavier Trefiglio, Kallas
- Solange Cristina da Silva, FR Instalações
Menção Honrosa
Jófilo Moreira Lima Júnior, ex-secretário de SST do Ministério do Trabalho e ex-diretor Técnico da Fundacentro.
Personalidade do Ano
Fórum Permanente de Combate à Covid-19, integrado pelas seguintes entidades, com seus respectivos presidentes à época da pandemia:
- Abrainc, Luiz França (representado na solenidade pela consultora Técnica Senior, Márcia Haddad)
- Seconci-SP, Haruo Ishikawa
- Secovi-SP, Basilio Jafet (representado na solenidade pelo ex-presidente Flávio Amary)
- SindusCon-SP, Odair Garcia Senra
- Sintracon-SP, Antonio de Sousa Ramalho.
Fonte: Seconci-SP