Medida é gratuita e fruto do Seconci (Serviço Social da Construção Civil) em parceria com a Secretaria de Saúde de Rio Preto
Focados na prevenção, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) vai realizar nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19 de janeiro, uma ação gratuita de imunização para os trabalhadores da construção civil.
A medida tem como objetivo facilitar a rotina exaustiva dos mesmos; sendo uma atitude por parte dos contribuintes da Regional Rio Preto, que levará aos canteiros de obras profissionais para aplicação das vacinas.
De acordo com o órgão, a ação foi estabelecida para que os profissionais possam atualizar a carteirinha de vacinação e, sobretudo, se protegerem de várias doenças graves e, às vezes, letais.
Segundo Gabriela Davis Batista, supervisora da Regional do Seconci-SP, serão cerca de 50 trabalhadores que irão receber, durante a ação, as vacinas do tipo dupla bacteriana adulto – para combater o tétano e a difteria – e também doses do imunizante contra a Hepatite B.
De acordo com Batista, tais vacinas foram definidas por serem as mais importantes e urgentes para profissionais da construção civil; em virtude da exposição por cortes ou acidentes que possam causar perfurações.
A profissional ainda destaca que, a medida é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou as vacinas – testadas e cientificamente comprovadas.
Para Davis, a ação também é fundamental para combater as falsas notícias que colocam em dúvida a eficácia das vacinas; grande desafio que gerou receio na população.
Ainda de acordo com a supervisora, antes de atestar a necessidade das vacinas foram checadas no sistema do SUS e por carteirinha. “Nós trabalhamos com prevenção para os colaboradores e, isso ajuda a colocar em ordem as carteirinhas. Todos os meses trabalhamos com informações para facilitar a vida do trabalhador e evitar doenças e acidentes no trabalho”, explica Gabriela.
O eletricista Roni Aparecido Munhos, de 37 anos é um dos que será beneficiado com a ação. “Ajuda muito a gente a não perder dia de trabalho e a estar em dia com as necessidades da saúde”, finalizou.
Por Daniela MANZANI – DHoje Interior