Ao longo do ano de 2023, o Seconci-DF realizou 7. 632 envios ao e-Social relativos aos eventos S-2220 (monitoramento da saúde do trabalhador) e S-2240 (condições do ambiente de trabalho). Todo trabalhador da empresa ao realizar atendimento ocupacional gera um evento S-2220 que deverá ser enviado ao E-social. Nesse envio deve conter informações sobre exames médicos realizados, os resultados obtidos, datas de realização e dados do profissional de saúde responsável.
Já o evento S-2240 é utilizado para registrar as condições ambientais de trabalho, indicando as condições de prestação de serviços pelo trabalhador, bem como para informar a exposição a agentes nocivos e o exercício das atividades para fins de aposentadoria especial. Essas informações fazem parte do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). O evento S-2240 deve ser enviado na admissão do funcionário ou quando houver alterações nos fatores e dados ambientais das atividades.
Dessa forma o envio correto e regular dessas informações é fundamental para o cumprimento das obrigações trabalhista e previdenciária, bem como garantir a segurança e saúde dos trabalhadores nas empresas.
Para atender às empresas da construção, o Seconci-DF utiliza o sistema ESO, ferramenta que faz a comunicação das informações para o eSocial. Além disso, todos os documentos e atendimentos realizados pelas áreas de segurança e de medicina do trabalho são feitos neste sistema, o que garante que todas as informações estejam interligadas. “Esse serviço oferecido pelo Seconci é uma segurança para as empresas que não precisam se preocupar em buscar informações em documentos separados, uma vez que a gestão de riscos e exames é realizada de forma unificada e integrada”, conta Juliana.
O Seconci-DF tem hoje 74 empresas cadastradas que fazem esse monitoramento e envio das informações solicitadas de acordo com a demanda e com a solicitação de novas contratações e desligamentos. Para a medicina do trabalho, os envios ratificam o trabalho desenvolvido pela área possibilitando verificar se o trabalhador está apto para desempenhar suas funções ao ser contratado.
O gerente médico do Seconci-DF, Maurício Nieto, explica que o eSocial possibilita mais efetividade. “Ele torna as informações mais assertivas e o processo mais efetivo, uma vez que deixa mais difícil burlar o sistema ou deixar passar informações que são obrigatórias de serem repassadas. Quando acontece inconsistências, o sistema do eSocial devolve o envio feito e, consequentemente, é preciso fazer os ajustes que são solicitados”, fala Maurício.
Se você ou sua empresa precisa de ajuda para assuntos relativos ao eSocial, entre em contato com o Seconci-DF pelo telefone (61) 3399-1888 ou pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br e venha ser nosso parceiro quando o assunto for segurança e medicina do trabalho.
Fonte: Seconci-DF