O Seconci-SP, o Ciesp Sorocaba e outras entidades formaram um grupo de trabalho que irá se reunir periodicamente naquele município, para estimular as ações preventivas e de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST), no contexto da campanha Abril Verde, em que se destaca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado em 28 de abril.
A decisão foi tomada em reunião realizada em 4 de abril, a convite do Ciesp Sorocaba. Pelo Seconci-SP, participaram José Bassilli, gerente de Segurança Ocupacional, e Ester Gonçalves, gerente da Regional local. Somente nos dois primeiros meses deste ano foram registrados 800 acidentes de trabalho na região de Sorocaba, sendo seis fatais. No ano passado, foram reportados mais de 20 mil acidentes e 55 mortes.
O encontro contou com a participação do superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello, e do chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint), José Urubatan Vieira.
Entre outros, também participaram a coordenadora da Regional Sorocaba do SindusCon-SP, Viviane Firmino Vieira; o gerente do Crea-SP, Rafael Arruda Janeiro; o diretor do Sesi Sorocaba, Júlio César Martins; o diretor do Senai Sorocaba, Fabio Rocha, e o presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, Laelso Rodrigues
O evento contou ainda com a presença de lideranças sindicais: o presidente do SMetal, Leandro Soares; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Sorocaba, Vitorino Gabriel e o representante do Sindicato dos Comerciários de Sorocaba e Região, João Batista Navarrete.
Fonte: Seconci-SP