Todos os anos o Ministério do Trabalho e Emprego busca engajar a sociedade na luta permanente pela prevenção a doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. É por meio da Canpat, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que empresas e instituições se organizam para reforçar este apelo. Este ano, junto ao lançamento oficial da Canpat 2024, em 18 de abril, o segmento da Saúde intensificou sua proposta com a iniciativa da (CNSaúde) Confederação Nacional de Saúde. O foco é a prevenção de acidentes perfurocortantes entre os profissionais da saúde, especialmente as situações que afetam as mãos, um dos pontos mais atingidos entre os trabalhadores do setor. Por isso, o tema escolhido para este ano é “A Prevenção na Palma da Sua Mão”.
A campanha inclui estratégias digitais e ações educativas, como webinars e lives, e promove a conscientização através de conteúdo nas redes sociais. “Diferentemente da Canpat 2024 lançada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, voltada para a questão de máquinas e equipamentos, que tem um espectro mais amplo, abrangendo todos os setores econômicos e outros tipos de acidentes de trabalho, nossa campanha é especializada, atendendo às necessidades específicas do setor de saúde”, comenta o diretor de Relações do Trabalho e sindical da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Clovis Queiroz.
Ao longo do ano, a Canpat Saúde promoverá eventos que já estão programados como webnars, workshops e lives, abertos à toda a sociedade. A agenda é projetada para que seja acessível tanto para empresários e trabalhadores da saúde quanto para o público em geral, interessado em aprender mais sobre a prevenção de acidentes ocupacionais e promoção da saúde no ambiente de trabalho. “Um dos maiores desafios é garantir que a mensagem de prevenção chegue a todos os segmentos e os profissionais de saúde, especialmente aqueles em regiões menos acessíveis ou que trabalham em instituições com recursos limitados. Além disso, mudar a cultura de segurança dentro das organizações de saúde para uma mais proativa em relação à prevenção é um desafio contínuo”, acrescenta Queiroz, que é, ainda advogado especializado em Segurança e Saúde no Trabalho pela OIT (Organização Internacional do Trabalho).
E, no momento em que a ação é aberta à sociedade, Queiroz enfatiza a importância do comprometimento de cada cidadão quando se trata de prevenir doenças e acidentes laborais. De acordo com ele, a sociedade pode ajudar ao promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde no trabalho e apoiar políticas e práticas que protejam os trabalhadores. Instituições educacionais, continua, podem incluir temas de saúde e segurança no trabalho em seus currículos, enquanto empresas e organizações implementam e promovem as normas de segurança e saúde ocupacional em suas atividades diárias. ” É essencial destacar a importância do envolvimento de todos os níveis da administração nos estabelecimentos de saúde e a implementação eficaz das práticas de segurança e saúde no trabalho. A liderança deve dar o exemplo e garantir que as medidas preventivas sejam uma prioridade constante”, completa.
Revista Proteção