Profissionais das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e de Recursos Humanos (RH) participaram da segunda edição do Mesa Redonda Seconci-Rio, evento realizado pela equipe médica e de SST da entidade, que abre espaço para discussões sobre temas importantes nas áreas de SST e programas ocupacionais.
PGR: estrutura e importância
A gerente médica de saúde do Seconci-Rio, Gilda Maria, conduziu o bate-papo, iniciando com uma apresentação sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A partir daí, especialistas ressaltaram a importância de uma elaboração meticulosa do PGR, destacando que este documento é fundamental para identificar, avaliar e controlar os riscos nos ambientes de trabalho. A atualização e o acompanhamento contínuo do plano de ação foram apontados como fundamentais para garantir a eficácia do PGR. “A segurança no trabalho não é um ponto estático, mas um processo dinâmico que exige constante monitoramento e melhoria”, afirmou ela.
LTCAT e o Evento S-2240
Outro ponto de destaque do encontro foi o debate sobre o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) e sua relação com o evento S-2240 do eSocial. Foi explicado que o LTCAT é um documento indispensável para identificar as condições de trabalho e garantir a segurança dos trabalhadores. Com a integração ao eSocial, especificamente no evento S-2240, que trata da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos, a precisão e a periodicidade das atualizações do LTCAT tornaram-se ainda mais necessárias. “A conformidade com o eSocial exige um LTCAT rigoroso e atualizado, refletindo fielmente as condições de trabalho e exposição dos empregados”, destacou.
Exames ocupacionais de terceiros
O debate também incluiu a complexidade dos exames ocupacionais de terceiros, com foco na contratação de Microempreendedores Individuais (MEIs), enfatizando a necessidade de uma gestão eficiente desses exames para garantir a integridade e a saúde de todos os colaboradores, independentemente do vínculo empregatício.
Por fim, os desafios específicos enfrentados pelos MEIs, em relação à saúde e segurança no trabalho, foram abordados com o alerta sobre a necessidade de conscientização e educação sobre as obrigações legais e os benefícios de implementar práticas de SST adequadas. “Os MEIs muitas vezes não têm acesso às mesmas estruturas e recursos que grandes empresas, então, é importante a disseminação de informações e suporte específico para esse grupo”, concluiu Gilda.
A segunda edição do Mesa Redonda Seconci-Rio reforçou a importância de ações integradas para a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Como parte da missão da entidade, de ser referência em promover a cultura de prevenção e cuidado no ambiente ocupacional, o evento certamente contribui para o melhor entendimento de que trabalho e segurança andam sempre de mãos dadas.
Fonte: Seconci-Rio